RN recebe esta semana 16 mil doses da vacina pentavalente

RN recebe esta semana 16 mil doses da vacina pentavalente
RN está com demanda reprimida da vacina. Foto: Portal Engeplus

O Rio Grande do Norte receberá, até o fim desta semana, 16 mil doses da vacina pentavalente. A liberação do Ministério da Saúde vem em boa hora, principalmente porque o Estado está sem estoque desta vacina, que protege crianças com idade de seis meses a quatro anos da difiteria, tétano, coqueluche, hepatite B e da bactéria haemophilus influenza tipo B.

A chefe da Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Alessandra Luchesi, destacou que há um deficit deste vacina no Estado desde julho do ano passado e, portanto, ainda não dá para saber se as 16 mil doses suprirão as necessidades dos municípios potiguares. “Estamos com uma demanda reprimida e vamos aguardar se este estoque será suficiente”, disse.

De acordo com Alessandra Luchesi, 16 mil doses são suficientes para o consumo mensal, porém, com a demanda reprimida desde o ano passado, ainda não dá para saber se haverá uma nova liberação de vacinas. “Em virtude disso, o Ministério da Saúde nos orientou a proceder com outro esquema vacinal diante da descontinuidade do abastecimento. Pela orientação, daremos a vacina DTP (difiteria, tétano e coqueluche) e Hepatite B aos dois, quatro e seis meses de vida, além da pentavalente aos 15 meses e depois aos quatro anos”, detalhou Luchesi.

No Brasil não existe nenhum laboratório que produza a vacina pentavalente. Todos os estoques são comprados do Fundo Estratégico da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu 1,7 milhão de doses para todos os Estados – a maior parte deles com demanda reprimida devido ao desabastecimento iniciado em julho do ano passado.

Redação – Elias Luz

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: