Município de Parazinho inova na saúde com teste da linguinha, em bebês, e cirurgias de frenotomia e frenectomia

Município de Parazinho inova na saúde com teste da linguinha, em bebês, e cirurgias de frenotomia e frenectomia
Doutor Roberto Cegala após uma cirurgia de frenotomia no bebê – retirada de pele.
Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Saúde do município de Parazinho disponibiliza mais um serviço para a população na área de odontologia. Trata-se do teste da linguinha, que é feito em bebês recém-nascidos ou já com alguns meses. Este teste normalmente é feito na maternidade após o nascimento, mas o doutor Roberto Cegala identificou que muitos bebês não passaram por este procedimento.

De acordo com o dentista Roberto Cegala, é muito importante que a mãe cuide da saúde bucal do seu bebê, pois ela pode afetar o desenvolvimento da criança. O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas por um frênulo curto – uma pequena pele na língua – que pode comprometer a musculatura orofacial e as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

O teste da linguinha é simples. O cirurgião dentista eleva a língua do bebê para verificar o frênulo, observando a necessidade da frenotomia, procedimento cirúrgico de correção, que também feito no município de Parazinho. Quando o bebê já tem alguns meses de vida, o nome do procedimento cirúrgico muda para frenectomia – outro serviço disponibilizado em Parazinho.

O teste da linguinha, se não for feito no hospital, poderá ser realizado no serviço da APS – Atenção Primária à Saúde. A frenotomia e a frenectomia são procedimentos cirúrgicos para a remoção de tecido fibroso – ou pele – que forma um freio na língua ou no lábio. É uma cirurgia simples e é realizada com anestesia local em consultório odontológico.

Redação – Elias Luz

Deixe um comentário