Janeiro Branco é marcado por palestras preventivas sobre saúde mental em Parazinho

Janeiro Branco é marcado por palestras preventivas sobre saúde mental em Parazinho
O médico psiquiatra Suerbeson Rocha proferindo palestra em Parazinho. Foto: Ascom

A Secretaria de Saúde de Parazinho, município localizado na região do Seridó no Rio Grande do Norte, está fazendo um trabalho preventivo para a saúde mental. Esta semana, o médico psiquiatra Suerbeson Andrade da Rocha proferiu palestra sobre o tema “Saúde mental, saúde emocional”. E até o fim deste mês, as atividades do chamado “Janeiro Branco” vão continuar.

Segundo a coordenadora do serviço de Atenção Primária à Saúde, Nathássia Louyse, a palestra foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Parazinho e contou com a presença dos profissionais atuantes do setor e com servidores municipais da assistência social. “O doutor Suerbeson Rocha disse que janeiro é uma época de reflexão e, em alguns casos, este processo pode levar à depressão e à desilusão, principalmente porque as pessoas se cobram atitudes e ações que não foram possíveis de realizar”, disse.

Para Nathássia Louyse, o doutor Suerbeson Rocha foi enfático ao dizer que para se ter uma saúde mental verdadeira é preciso praticar uma atividade física, ter uma alimentação saudável e dormir bem. “O doutor Suerbeson disse ainda que é preciso acabar com o preconceito contra psicólogos e psiquiatras, principalmente com aquela fala que diz são profissionais que lidam com pessoas doidas. Isso é ignorância. Estes profissionais tratam da saúde que nossas cabeças necessitam ter”, detalhou.

Na próxima semana serão realizadas mais duas palestras para finalizar as atividades relacionadas ao Janeiro Branco. A primeira será voltada para a aplicação de reiki, florais e aromaterapia no auxílio do estabelecimento e manutenção da saúde mental. Já a segunda tratará dos riscos que o estresse e ansiedade podem produzir.

Redação – Elias Luz

Deixe um comentário