Com 70 fichas por dia, exames de mamografias estão disponíveis na Policlínica Norte até dia 31

Com 70 fichas por dia, exames de mamografias estão disponíveis na Policlínica Norte até dia 31
Exames serão realizados até sexta-feira, 31. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unidade Móvel Savana Galvão do Grupo Reviver, está realizando até sexta-feira (31) exames de mamografias na Policlínica Norte, que fica situada na Avenida João Medeiros Filho, s/n, lateral do Supermercado Nordestão. São distribuídas 70 fichas por dia, durante o dia todo.

Cosma Bezerra da Costa, do lar, 58 disse que a quinta vez que faz o exame. “As mulheres têm que se prevenir. Você tem 99% de chances de ser curada, se descobrir há tempo. Eu aconselho a todas as mulheres a partir dos 40 virem fazer a mamografia. É rápido e gratuito”.

Com demanda aberta mulheres entre 50 e 69 anos de idade, as mamografias são gratuitas ofertadas pela SMS, que poderão fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário apresentar o documento de identificação, CPF e o comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico. Para as mulheres fora dessa faixa etária, será necessário apresentar uma requisição médica.

SAIBA MAIS

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

A SMS orienta para que as mulheres, a partir de 40 anos realizem anualmente o exame de mamografia, para que seja detectado precocemente o câncer de mama, visto que existe tratamento e possibilidade de cura. “Além desse exame, as unidades básicas de saúde orientam sobre o reconhecimento e percepção de alterações nas mamas”, destacou a responsável técnica do Núcleo de Saúde da Mulher do Departamento da Atenção Básica (DAB/SMS), Ana Paula Muniz.

Fonte: SMS

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: