Com células-tronco, japoneses fazem cirurgia inédita que pode substituir transplante de coração

Infográfico do coração: Mundo Educação

Na última segunda-feira (27), uma equipe de cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, anunciou o primeiro transplante de células musculares cardíacas realizado a partir de células-tronco pluripotente induzidas, conhecidas como iPS. Se o método for eficaz, poderá substituir os transplantes de coração no caso de alguns pacientes.

Células-tronco desse tipo nada mais são que células de organismos adultos que podem ser induzidas a se transformarem em diferentes tipos de células. A ideia dos médicos japoneses é fazer com que essas iPS virem células cardíacas. Em vez de substituir o coração inteiro do paciente, essas células podem ser depositadas diretamente nas áreas danificadas do órgão, como se fossem folhas. Ao entrar em contato com a superfície, essas “folhas” liberam uma proteína que ajuda a regenerar os vasos sanguíneos e melhorar, assim, o funcionamento do coração.

Segundo os médicos, desde o procedimento, o paciente que recebeu as células teve uma melhora visível e passou para a enfermaria geral do hospital. Os profissionais pretendem realizar testes em ao menos 10 pessoas nos próximos três anos, focando naqueles que sofrem de mau funcionamento cardíaco causado por cardiomiopatia isquêmica.

“Espero que se torne uma tecnologia médica que salve o maior número de pessoas possível, pois já vi muitas vidas que não pude salvar”, disse Yoshiki Sawa em entrevista coletiva, segundo o Japan Times.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário