Em Parazinho, interior do RN, é realizada a primeira cirurgia de frenectomia lingual

Da direita para a esquerda: doutor Roberto Cegala, paciente e assistente
Foto: Arquivo

O cirurgião-dentista Roberto Cegala fez história na tarde desta terça-feira, 5, no município de Parazinho, interior do Rio Grande do Norte. Ele realizou a primeira cirurgia de frenectomia na cidade pelo serviço de saúde pública.

De acordo com o doutor Cegala, a frenectomia nada mais é do que a cirurgia realizada para remover o freio labial ou lingual, uma condição que pode afetar significativamente a vida do paciente. A chamada “língua presa” costuma ser identificada quando o indivíduo ainda é um bebê e pode afetar a amamentação, deglutição e a fala do paciente.

Antes da cirurgia

Segundo o doutor Cegala, quando se percebe a presença, o ideal é que a mãe leve o bebê ao cirurgião dentista para que seja analisada a indicação da frenotomia. No entanto, quando não diagnosticado precocemente, a “membrana” fica mais grossa, ocorrendo neste caso, um impedimento em realizar a frenotomia. “Fato este que desencadeia indicação cirúrgica de um grau maior, como é o caso da frenectomia, ou seja, frenotomia é para bebês e frenectomia já é para quem saiu desta fase”, disse.

Depois da cirurgia

Como em qualquer procedimento cirúrgico, é necessário alguns cuidados para que o resultado esperado seja atingido. Durante a cirurgia é muito incomum, mas pode ocorrer lesão em alguma estrutura nobre, como nervo ou artéria. Por isso, o procedimento deve ser realizado por especialista em cirurgia.

Elias Luz – Redação do Programa Meu Doutor

Um comentário em “Em Parazinho, interior do RN, é realizada a primeira cirurgia de frenectomia lingual

  1. Doutor Roberto é muito querido! Atendimento maravilhoso, trata bem os pacientes. Tem muita gente que fala nem se sentir no SUS, pois é bastante atencioso e tem mãos leves.

Deixe um comentário