Sesap inicia programação de ações de combate às arboviroses neste ano

Dezenas de servidores participaram das discussões. Foto: Sesap

A subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Sesap realizou, nesta terça-feira, 04, no auditório da Unifacex, o III Fórum de Arboviroses, que reuniu representantes do Estado, Unidades Regionais de Saúde Pública e municípios para avaliar o trabalho realizado em 2019 e discutir a programação de ações para 2020.

Foi discutida a programação de visitas às residências, de levantamento dos índices de infestação, do número de casos confirmados, manejo clínico, exames, prazos a serem cumpridos, regiões de maior incidência e demais ações voltadas para prevenção e combate às arboviroses.

“Esse é o primeiro encontro do ano e pretendemos manter uma agenda de trabalho de forma conjunta e contínua ao logo do ano com as Regionais e municípios, com acompanhamento periódico”, explicou a subcoordenadora da Suvige, Alessandra Lucchesi.

Ela reforça o papel do Estado e dos municípios no combate ao aedes aegypsi. “O Estado acompanha as informações produzidas pelos municípios, que são responsáveis por executar as ações de combate, como visitas às residências pelos agentes comunitários de saúde, movimentos de educação em saúde, mutirões”.

A Sesap conduz o processo de capacitação dos profissionais, supervisão das ações e visitas técnicas aos municípios que solicitam esse suporte. Quando as ações locais não surtem efeito, a secretaria intervém com a utilização do carro fumacê.

Fonte: Sesap

Deixe um comentário