Em Natal, SMS inicia primeira fase da campanha contra o sarampo segunda-feira, 10

Campanha começa segunda-feira, 10, para população entre 5 e 19 anos. Foto: Revista Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) inicia na próxima segunda-feira (10/02) a campanha nacional contra o Sarampo. Dividida em duas fases, essa primeira têm seu foco na população entre 5 a 19 anos de idade, que podem procurar as unidades de saúde mais próximas até o dia 13 de março para tomar sua dose da vacina.

A intenção é imunizar cerca de 12 mil de pessoas contra a doença. Para isso, a rede básica de saúde do município conta com cerca de 70 salas de vacinação disponíveis, todas preparadas para receber a população que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina, ou que estejam com o cartão vacinal incompleto.

O Ministério da Saúde estabelece, em seu esquema vacinal, que duas doses da vacina devem ser aplicadas para homens e mulheres com idade entre 12 meses e 29 anos de idade, sendo a segunda dose com intervalo de 30 dias. Para a população entre 30 a 49 anos é necessária apenas apenas uma dose da vacina. “O objetivo é resgatar os não vacinados ou as pessoas com o cartão de vacina incompleto.”, como explica Vaneska Gadelha, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), sobre esse primeiro momento da campanha.

A população com a faixa etária indicada devem procurar as unidades de saúde a partir desta segunda, ou no Dia “D” de Mobilização Nacional da campanha, que acontece no próximo sábado dia 15 de fevereiro, portando documento de identificação e o cartão de vacina que, como ressalta Vaneska, deve ser considerado como um dos documentos pessoais, já que comprova a sua identidade vacinal.

O segundo momento da campanha acontecerá entre os dias 03 e 31 de agosto tendo como foco o público com faixa etária entre 30 e 59 anos.

A DOENÇA

O Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Measles morbillivirus e pode ser letal se não tratada adequadamente. Sua transmissão ocorre pelo contato com secreção expelida pelas vias respiratórias dos pacientes que possuem a doença, como espirro ou tosse. Entre os seus sintomas os pacientes podem apresentar febre, tosse e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo e rosto. A única forma de evitar a doença é pela vacinação, que já se encontra disponível nas unidades de saúde do município.

Fonte: SMS

Deixe um comentário