Aos poucos, Brasil vai eliminando suspeitas de coronavírus: agora são seis

Autoridades do Ministério da Saúde. Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS

Caiu para seis o número de casos suspeitos de novo coronavírus no Brasil. Os casos são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. O boletim desta quinta-feira (13) trouxe uma redução de cinco casos em relação ao informe anterior.

Os casos suspeitos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul, com três investigações em São Paulo, uma no Paraná e duas no Rio Grande do Sul. Até agora, 40 casos já foram descartados em todo o Brasil, que permanece sem registro da doença.

Diante do avanço de números de casos na China, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, explicou que o Brasil adota medidas de contenção adequadas à realidade do país. “O nosso plano de contingência não depende do planejamento da China sobre diagnósticos e tratamentos. Nós adotamos medidas de acordo com as recomendações da Organização das Nações Unidas”, destacou o secretário-executivo.

Todos os estados do país atualizaram e enviaram ao Ministério da Saúde seus Planos de Contingência, que prevê ações de enfrentamento à doença atendendo a um pedido do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, os estados estão se preparando atender eventuais situações de emergência em decorrência do novo coronavírus. “Estamos trabalhando para todos os cenários possíveis, inclusive o pior cenário que é ter uma circulação mais intensa do vírus. Nossa obrigação é deixar os serviços preparados para atuarem com tranquilidade. A vida continua acontecendo, não existe só o novo coronavírus. Temos sarampo, dengue, febre amarela e outras doenças mais importantes para nós no momento”, lembrou o secretário em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário