Com confirmação de coronavírus, Governo de SP cria centro de contingência para monitorar novos casos suspeitos

Autoridades de saúde de São Paulo. Foto: Patrícia Figueiredo/G1

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26) a criação de um centro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado. A decisão foi tomada depois que o primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na capital paulista. Segundo o Ministério da Saúde, outros 20 casos estão em investigação, sendo 11 em São Paulo.

A função do centro de contingência será coordenar ações contra a propagação do Covid-19. O local será presidido pelo infectologista David Uip e contará com profissionais do Instituto Butantan e médicos das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O paciente com a confirmação da doença é um homem, de 61 anos, que mora em São Paulo e viajou ao norte da Itália. Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Saúde, Alberto Kanamura, além dos 30 familiares que tiveram contato ele, durante almoço no domingo (23), também foram identificados 4 passageiros de São Paulo que estavam no voo no qual ele chegou ao Brasil, procedente de Milão.

“Todas as medidas foram tomadas, a população do município pode ficar tranquila. Há 4 contactantes no estado de São Paulo, que foram contatados e informados sobre o caso e devem ficar atentos a possíveis sintomas”, afirmou Solange Saboia, coordenadora da Vigilância em Saúde do município (Covisa), durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira.

O paciente com coronavírus está em isolamento domiciliar. Segundo os profissionais que fazem parte do centro de contingência, as pessoas que tiveram contato com o paciente não são consideradas casos suspeitos se não apresentarem sintomas da doença. Também não é necessária a realização de quarentena para quem teve contato.

Apesar disso, o governo federal considera que dos 20 casos suspeitos no Brasil, um não viajou para fora do Brasil, mas teve contato com o caso confirmado na capital.

“Fizemos sugestões aos contatos mais diretos que evitem aglomerações, maior número de pessoas. E o caso [confirmado] está em isolamento domiciliar, usa máscara, existe um protocolo de eliminação de resíduos domiciliares. O lixo tem todo um protocolo, estão todos orientados”, disse Solange Saboia.

O infectologista David Uip afirmou que o setor público está preparado para lidar com a doença.

“Nós temos a atenção primária, que é dos municípios. A intermediária são os ambulatórios especializados. E os hospitais de grande complexidade, esses estão no fim da linha, só pros casos graves. O estado de São Paulo tem um número de leitos muito suficiente. São mais de 7 mil leitos de UTI distribuídos por todo o estado, então nós temos competência pra atender aquilo que for preciso”, disse.

Brasileiro com Coronavírus

O primeiro caso de coronavírus na América Latina foi confirmado nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.

O paciente é um homem, de 61 anos, que mora em São Paulo e viajou ao norte da Itália. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19, estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.

A confirmação da infecção por coronavírus foi feita pelo hospital Albert Einstein, que registrou a suspeita e fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído em três horas, confirmando o resultado.

Em nota, o hospital Albert Einstein informou que “o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”.

A instituição disse ainda que “a equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”.

Fonte: G1/SP

Deixe um comentário