08 casos confirmados de Coronavírus no Brasil

6 em São Paulo, 01 no Rio de Janeiro e 01 no Espírito Santo. Fonte: Correio do Povo.

O boletim epidemiológico e a entrevista coletiva do Ministério da Saúde divulgaram, nesta quinta-feira, mais casos de coronavírus no país. São oito no total – seis localizados em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, há um possível novo caso no Distrito Federal. Uma mulher de 23 anos, que viajou para Inglaterra e para a Suíça, testou positivo em um laboratório privado, mas aguarda uma contraprova que está sendo feita pelo Laboratório Central de Goiás. No Rio Grande do Sul, há 104 suspeitas sendo analisadas, e 25 já foram descartadas. 

Dois novos casos confirmados têm relação com o primeiro, registrado em São Paulo, o que demonstra transmissão local do vírus. Eles tiveram contato com o empresário de 61 anos, primeiro caso registrado de Covid-19 no país. Antes de apresentar os sintomas, em 25 de fevereiro, o homem recebeu 30 parentes na casa dele, na zona sul da capital paulista.  Ele havia viajado ao norte da Itália a negócios. A região é a mais afetada pelo surto de coronavírus naquele país. 

Além do empresário e dos dois casos ligados a ele, São Paulo tem outros três pacientes infectados: um administrador de empresas, de 46 anos; um funcionário de uma corretora de valores, de 32 anos; e uma adolescente de 13 anos. Todos passaram recentemente pela Itália. 

O Ministério da Saúde monitora ainda 636 casos suspeitos em 21 estados e no Distrito Federal. Outros 378 foram descartados após exames laboratoriais.

A pasta alertou, ainda, que o Brasil deve ser inserido, nos próximos dias, na lista da Organização Mundial de Saúde que relaciona países que possuem “transmissão local” do vírus. “Não quer dizer que tenhamos transmissão sustentada, quando não conseguimos identificar quem originou um novo caso”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. A categoria epidemiológica abarca, até o momento, apenas China, Itália e Coreia do Sul.

Fonte: Correio do Povo.

Deixe um comentário