‘Isolamento domiciliar não é descer para tomar banho de piscina e dar festa no play’, diz Mandetta

‘Isolamento domiciliar não é descer para tomar banho de piscina e dar festa no play’, diz Mandetta

BRASÍLIA — Com o avanço de casos e mortes da Covid-19 no país, o governo ampliou e reforçou recomendações para facilitar o isolamento das pessoas na tentativa de diminuir a velocidade da transmissão do novo coronavírus. O novo protocolo prevê que as pessoas fiquem 14 dias em casa caso tenha sintomas leves de gripe se estão em regiões com transmissão sustentada ou comunitária (quando não é possível saber mais a origem da infecção).

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um apelo apelo à população que fique em casa por 14 dias se doentes:

Quando a gente fala: está gripado, está com sintomas, é isolamento domiciliar com a sua família. E isolamento domiciliar não é assim: eu vou descer para tomar banho de piscina e vamos dar uma festa no play. Isolamento domiciliar é isolamento domiciliar — explicou o ministro, que concluiu: — Vamos primeiro na educação e consciência. Vamos medir esta semana. Por favor, brasileiros: caso de gripe, recolha sua família e fiquem em isolamento — completou o ministro.

Isolamento e distanciamento social:  saiba quando e como fazer

Ele disse que é fundamental levar a sério o isolamento de 14 dias no caso de gripe. Entre as regras emitidas nesta quinta-feira pela pasta está a de que médicos deem atestados também aos familiares do doente com síndrome gripal sem necessidade de presença dele na consulta, em locais que registram transmissão sustentada. Isso já ocorre, segundo o ministério, nos estados de São Paulo e Pernambuco, as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, e a região do município de Tubarão, em Santa Catarina.

O isolamento seletivo de quem está com gripe e seus contatos domiciliares é a medida mais eficaz até o momento para impedir a propagação da doença — afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim.

Entenda:  para isolamento domiciliar funcionar é preciso seguir regras, dizem especialistas

Mandetta fez outro apelo, desta vez dirigido às equipes de Saúde da Família, que reforcem suas coberturas, ampliem os atendimentos, ajudem as pessoas a não terem que sair de casa.

Ele destacou que se deve manter uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra no convívio social que for necessário ter. Aos idosos, chegou a aconselhar que, se possível, se recolham no campo, em fazendas, ou seja, locais distantes dos grandes centros.

A luta agora é lavarmos as mãos, fazer a higiene, ficar a dois metros das pessoas na hora dos contato sociais. Nada de beijo, aperto de mão — disse o ministro.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/isolamento-domiciliar-nao-descer-para-tomar-banho-de-piscina-dar-festa-no-play-diz-mandetta-24316853?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo&fbclid=IwAR1T_ioc_n2dXGs1M4–78yeIXM4VvR_vkrB-HLbXUJfZ2vjAMeHZ24hLTA

Deixe um comentário