Saúde identifica que 1º caso de coronavírus no país ocorreu em janeiro

Saúde identifica que 1º caso de coronavírus no país ocorreu em janeiro

O Ministério da Saúde informou hoje que conseguiu identificar um caso do novo coronavírus de uma mulher que foi hospitalizada no fim de janeiro. Segundo o governo, o caso aconteceu em Minas Gerais e a paciente tinha 75 anos.

Até então, o primeiro caso confirmado da doença no Brasil era o de um paciente que teve o teste positivo anunciado em 26 de fevereiro.

“A partir de investigação retrospectiva tivemos a identificação do primeiro caso confirmado, ele é do dia 23 de janeiro”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje.

Segundo Oliveira, foi possível identificar o caso por meio de um estudo sobre os pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave. Nessa categoria estão a maior parte das internações por gripes comuns, mas a categoria também abrange os casos de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Desde o início do ano, foram registradas 23.999 hospitalizações provocadas por síndrome respiratória aguda grave. Desse total, até hoje, 7%, ou 1.587 testaram positivo para coronavírus.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/02/ministerio-da-saude-identifica-1-caso-de-coronavirus-no-pais-em-janeiro.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_campaign=uol&utm_content=geral&fbclid=IwAR0PWRMeyLA9-A2tuoBG5GtceHDxvWwmUDaWXbXf52tXpapg2hVdgd92hS4

Deixe um comentário