Centro de Atendimento para Covid-19 em Natal atende cerca de 600 pacientes nos dois primeiros dias de funcionamento

Centro foi montado no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Por G1 RN


Atendimentos no ginásio Nélio Dias — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Atendimentos no ginásio Nélio Dias — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 montado no ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal, atendeu cerca de 600 pessoas nos dois primeiros dias de funcionamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, são 70 servidores da saúde trabalhando na unidade, incluindo oito médicos.

Segundo Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral da Saúde, foram feitos aproximadamente 250 atendimentos na inauguração do centro, que ocorreu na terça-feira (7), e mais 350 na quarta-feira (8). A expectativa é de que o número de pacientes que buscam a unidade nesta quinta (9) se mantenha na casa dos 300.

“A procura a cada dia é maior. Tivemos aproximadamente 250 atendimentos no primeiro dia. Na quarta foram aproximadamente 350. Aqui no Centro o único diferencial das UBS [unidades básicas de saúde] é que temos um maior número de médicos. Aqui são oito médicos. São 70 servidores da Saúde no total”, explicou Rayanne Araújo.

Filas na área externa do centro — Foto: Ayrton Freire/Inter Tv Cabugi

Filas na área externa do centro — Foto: Ayrton Freire/Inter Tv Cabugi

A busca pelos atendimentos causou pequenas aglomerações na área externa do ginásio. Fiscais da vigilância sanitária orientam as pessoas para que elas respeitem as marcações no chão, que indicam a distância mínima a ser cumprida para evitar o contaminação pela doença.

Dentro do centro, as pessoas passam por triagem antes de seguirem para a consulta médica e na sequência são submetidas ao teste do coronavírus. Caso haja indicação, o paciente poderá iniciar tratamento e fazer a retirada de medicamentos em um ponto do centro de atendimento. A estrutura também conta com uma sala de estabilização.

A orientação da prefeitura é de que as pessoas com os sintomas da Covid-19 compareçam com cartão SUS, CPF e comprovante de residência. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sexta-feiras das 8h às 12h, com acesso pelo portão 2.

“A finalidade aqui é expandir algumas das ações desenvolvidas em nossa rede de atenção primária, como a dispensação de medicamento e coleta de material para diagnóstico, tratamento precoce e profilático da doença. Como a Zona Norte mostrou necessidade de uma ação mais completa após o drive de testagem, decidimos criar o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 em Natal”, detalha George Antunes, titular da Saúde de Natal.

Pessoas recebem atendimento no centro de enfrentamento à Covid-19 — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Pessoas recebem atendimento no centro de enfrentamento à Covid-19 — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do Covid-19.

FONTE: G1RN

Deixe um comentário