FAKE NEWS: Não procede lotação de leitos de covid e nem segunda onda em Natal

Começaram a circular neste sábado (15) alguns áudios em grupos de WhastApp alertando sobre uma suposta segunda onda de contaminação pelo Coronavírus em Natal e que por causa disso já estaria faltando leitos nas unidades hospitalares na capital.

Não procedem as informações de que unidades de saúde estariam superlotadas e sem leitos disponíveis para a população. Na realidade, tem ocorrido justamente o contrário, unidades estão fechando leitos para covid por falta de pacientes, como mostramos durante esta semana.

Pode até acontecer que alguma única unidade de saúde apresente um quadro momentâneo de procura mais alta, mas isso não significa que por isso a situação geral tenha piorado ou que seria uma segunda onda do coronavírus.

De acordo com os dados do boletim deste sábado (15) divulgado pela Sesap, ocorreu um óbito por covid nas últimas 24h em todo o RN. No mesmo período, a secretaria registrou 193 novos casos no estado.

Além disso, a taxa de ocupação de leitos críticos no RN está em 51,72%, com 118 leitos disponíveis em todo estado. Na região metropolitana de Natal, a ocupação é de 52%. Dados da tarde deste sábado (15).

E mais, um boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Natal do dia 10 de agosto mostrou que apenas um bairro de Natal (Lagoa Seca) apresenta crescimento de casos de coronavírus em relação à semana anterior. Os demais bairros apresentam queda no número de casos que variam de -18% até -79%.

Portanto, não é momento e não há motivos para pânico ou alarmismo.

Deixe um comentário