Mascne: como o uso de máscaras para proteger contra o coronavírus está mudando nossa aparência

Mascne: como o uso de máscaras para proteger contra o coronavírus está mudando nossa aparência
O look de 2020: máscaras que cobrem o rosto são obrigatórias para quem sai de casa. — Foto: GETTY IMAGES

Para muitos de nós, as máscaras viraram uma parte essencial do cotidiano graças ao coronavírus. Mas usar uma com muita frequência tem um efeito colateral indesejável: a formação de acne por conta da máscara, ou “mascne”.

“A mascne é um problema real. Sem dúvidas”, diz Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

“Eu uso duas máscaras e, às vezes, um protetor facial com viseira e eu mesma já tive isso e continuo tendo.”

Mas o que exatamente causa mascne?

Segundo a dermatologista Angeline Yong, “o contínuo esfregar da máscara contra nossa pele causa pequenas rupturas, facilitando a entrada de bactérias e sujeira que entopem nossos poros”.

A fricção da máscara com a pele provoca rupturas na pele que permitem a entrada de bactérias. — Foto: GETTY IMAGES

Além disso, o ar fica úmido embaixo da máscara. “Respirar dentro da máscara cria um ambiente quente e úmido que aumenta a produção de suor, oleosidade e bactérias. Somando-se a isso o fato de que as máscaras são oclusivas [feitas para bloquear tudo] por natureza, e temos aí uma receita para o desastre para a pele”, diz Yong.

O que fazer para evitar?

A dermatologista diz a seus clientes que a única forma de combater a mascne é “evitando usar cremes grossos e oclusivos”.

“Digo para escolherem produtos mais leves e baseados em água. Hidratantes leves também podem servir como uma barreira adicional e prevenir contra irritação”, diz ela.

“Idealmente você também deveria estar usando um esfoliante leve e sutil para ajudar na absorção do hidratante.”

As empresas que vendem produtos para pele foram rápidas em perceber o fenômeno da mascne. A marca coreana Dr. Jart agora tem uma categoria especial em seu site, “Maskne Essentials”, com itens como “barreira facial para máscaras” e adesivos contra acne.

A marca Dr. Jart já tem produtos especiais para máscaras. — Foto: DIVULGAÇÃO

Segundo a marca L’Oreal, nos últimos meses, houve um aumento muito grande na procura por produtos de limpeza de pele. Jochen Zaumseil, vice-presidente da empresa na Ásia e Pacífico, disse que a mudança de hábitos de higiene provocada pela covid-19 é um dos fatores que influenciam esta alta.

— Por BBC News Brasil.

Auto Escola Prudente
Oftalmoclínica de Natal
Pedro Neto Acessórios
Clínica da Família
Sindicato dos Médicos do RN
Richplan-Consultoria em Gestão e Treinamentos
Restaurante Charque Potiguar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: