Mulheres têm resposta imune mais eficiente ao coronavírus do que os homens, sugere estudo liderado por brasileiros

Cientistas detalharam diferenças na resposta imune entre os sexos. Pesquisa foi publicada na revista científica ‘Nature’, uma das mais importantes do mundo, nesta quarta-feira (26).

Agente de saúde guia pacientes para testagem de Covid-19 em Seoul, na Coreia do Sul, nesta quarta-feira (26). — Foto: Ahn Young-joon/AP

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (26) na revista científica “Nature”, uma das mais importantes do mundo, sugere que as mulheres têm uma resposta imune mais eficiente ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que os homens. O estudo é liderado por pesquisadores de vários países, inclusive brasileiros, na Universidade de Yale.

Os cientistas analisaram 98 pacientes (47 homens e 51 mulheres) e concluíram que as mulheres desenvolveram uma resposta mais eficiente das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, do que os homens, o que contribuiu para que desenvolvessem menos casos graves.

Além disso, elas tiveram menos respostas inflamatórias à doença do que os homens.

“Existe uma diferença na resposta contra o vírus, com os homens desenvolvendo uma resposta inflamatória acentuada e as mulheres, uma resposta de células T mais eficiente”, explica Carolina Lucas, pesquisadora brasileira de pós-doutorado em imunobiologia em Yale e uma das líderes do estudo.

Carolina Lucas, pesquisadora brasileira em Yale. — Foto: Divulgação/Yale

A resposta inflamatória à Covid-19 é uma reação “exagerada” do sistema imune, que causa a chamada “tempestade de citocinas” no corpo e pode levar à morte.

Em um estudo anterior, o grupo de pesquisa da brasileira em Yale mostrou que essa reação exagerada no início da doença pode prever se a pessoa terá complicações pela infecção.

— Por G1/Bem Estar.

Deixe um comentário