Fernando de Noronha reabre para turistas que já tiveram Covid-19

Liberação para entrada de visitantes começa a vigorar nesta terça-feira (1º), mas só há voo previsto para a ilha no sábado (5).

A liberação para retomada do turismo, em Fernando de Noronha, começa a vigorar nesta terça-feira (1º), mas os primeiros visitantes só devem desembarcar na ilha no sábado (5), dia previsto para a chegada do voo comercial. Para desembarcar, os turistas precisam comprovar que já tiveram Covid-19 e estão curados.

Com a pandemia do novo coronavírus, o número de voos para a ilha foi reduzido. Atualmente, a Azul realiza uma viagem por semana, com previsão de ampliar para três voos por semana a partir de outubro.

Segundo a Administração da Ilha, visitantes já começaram a apresentar exames que comprovam que estão aptos para a viagem, mas ainda não há confirmação de quantos turistas devem chegar no próximo voo.

“Nós só fechamos a relação dos voos 72 horas antes da viagem. Na quarta-feira (2), divulgaremos a quantidade de turistas que devem desembarcar no sábado (5)”, declarou o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.

Noronha não recebe turistas desde março. — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Para poder viajar, o visitante deve enviar ao governo o resultado do exame e a comprovação do pagamento da Taxa de Preservação Ambiental, tributo obrigatório para os turistas, através de uma página específica, onde é também possível tirar dúvidas sobre acesso à ilha.

Após a apresentação dos documentos, a Administração do Distrito faz a análise e encaminha para a companhia aérea a relação de pessoas autorizadas a desembarcar em Fernando de Noronha.

O voo semanal também transporta moradores e trabalhadores de serviços essenciais da ilha. “Caso o número de passageiros seja maior que a quantidade de vagas da aeronave, nós autorizaremos um voo extra”, adiantou Guilherme Rocha.

Fernando de Noronha registrou 95 casos de Covid-19, desde março. Desse total, 93 tiveram cura clínica.

Fonte: G1.

Deixe um comentário