Até o fim do ano, AstraZeneca deverá saber se sua vacina funciona

O diretor-executivo da empresa afirmou que se os testes forem retomados logo a empresa saberá se a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford funciona.

A AstraZeneca, a empresa farmacêutica que desenvolve uma vacina para a Covid-19 em conjunto com a Universidade de Oxford, deverá saber antes do fim do ano se o composto experimental protege de fato as pessoas da doença, disse o seu diretor-executivo Pascal Soriot nesta quinta-feira (10).

Ele colocou como condição, no entanto, a possibilidade de poder retomar os testes no futuro próximo. A empresa suspendeu os ensaios clínicos nesta semana, depois que um dos participantes teve sintomas típicos de uma doença chamada mielite transversa.

Soriot falou durante um evento online nesta quinta-feira. Ele disse que a empresa não sabe o diagnóstico da doença ainda –segundo ele, não está plenamente claro se se trata mesmo de mielite transversa, e é preciso fazer mais estudos.

Ele disse que o diagnóstico foi submetido a um comitê independente que verifica segurança nesses casos, e que é a avaliação desse grupo que vai determinar quando os ensaios podem ser retomados.

A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford foi considerada a mais promissora pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O executivo disse que suspensões são comuns em ensaios clínicos como esse.

“É muito comum, na verdade, e muitos especialistas podem confirmar isso. A diferença com outros testes é que eles não são analisados pelo mundo inteiro, claro. Eles [os cientistas] parem, estudam e retomam [os testes].”

Caso a vacina se prove eficaz e segura, a AstraZeneca pretende fornecer vacinas a diferentes países ao mesmo tempo para garantir uma distribuição justa. A empresa está perto da capacidade de produzir 3 bilhões de doses em diferentes empresas ao redor do mundo para evitar que um governo restrinja a distribuição.

As ações da AstraZeneca caíram na quarta-feira (10) depois da notícia da suspensão dos ensaios clínicos.

Fonte: G1.

Deixe um comentário