Arroz em alta: mandioca, batata e batata-doce podem ser substitutos e ainda oferecer outros nutrientes e vitaminas

Nutricionista indica os alimentos (mais em conta que o arroz) que também garantem o carboidrato que o corpo precisa.

A alta do arroz chamou a atenção quando foi divulgada a inflação oficial do país em agosto: subida de 19,2% no ano. Como a época é de entressafra, dificilmente os valores vão cair significativamente até o início do ano que vem, pelo menos – o preço do saco de 1 quilo de arroz está sendo vendido por algo entre R$ 5 e R$ 6.

Há itens que talvez não sejam parceiros tão tradicionais do feijão como o arroz, mas vão cumprir o papel de fornecer os carboidratos de que o corpo precisa.

A nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Federal de Nutricionistas, indica como bons substitutos a mandioca, batata e batata-doce – itens que estão mais em conta que o arroz.

Ela explica que há vantagens em variar entre essas três opções e obter uma oferta maior de vitaminas e nutrientes: “Fornecem o carboidrato do arroz, mas cada um deles tem algo diferente para o corpo”. Confira abaixo:

  • mandioca: cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C
  • batata: potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco
  • batata-doce: grande quantidade de fibras.
Foto: Arte/G1

Macarrão como substituto do arroz

Após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, João Sanzovo Neto, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), defendeu a substituição do consumo de arroz por macarrão.

O macarrão pode esbarrar nas restrições às pessoas sensíveis ao glúten e também pode representar um ganho significativo de calorias na refeição, a depender do molho e de outros itens que o acompanharem.

Fonte: G1.

Deixe um comentário