Mundo tem recorde de novos casos de Covid em uma semana, e mortes registram queda, diz OMS

Todas as regiões, com exceção da África, registraram aumento de contágios entre 14 e 20 de setembro. Mundo se aproxima de 1 milhão de óbitos desde o início da pandemia.

Restaurante em Londres, no Reino Unido, nesta segunda-feira (21). — Foto: Kirsty Wigglesworth/AP Photo

O mundo registrou um novo recorde de casos de Covid-19 na semana passada, com quase dois milhões de registros entre 14 e 20 de setembro, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Todas as regiões do mundo, com exceção da África, registraram aumento de contágios.

“De 14 a 20 de setembro, registramos quase dois milhões de novos casos da Covid-19, o que representa um aumento de 6% na comparação com a semana precedente e o maior número de casos desde o início da epidemia”, informou a OMS.

Por outro lado, o número de mortes diminuiu 10% no mesmo período na comparação com a semana precedente.

“No mesmo período, o número de mortes diminuiu 10% e foram registrados 37.700 óbitos”, afirmou a OMS.

Estados Unidos e Brasil são, respectivamente, os países que registram os maiores números de mortes, com mais de 5 mil óbitos cada um na semana passada.

Mais de 31,1 milhões de casos e mais de 962 mil mortes foram registrados em 235 países desde que a Covid-19 foi detectada, no fim do ano passado na China.

Covid nos continentes

As Américas concentram metade dos casos registrados no mundo e 55% do total das mortes acumuladas. Na semana passada, contudo, a região registrou uma queda de 22% no número de óbitos. A explicação para a diminuição nas mortes está na redução em países como Colômbia, México, Equador e Bolívia, de acordo com a OMS.

O sudeste da Ásia, que registra 35% dos novos casos, superou a marca de 100 mil vítimas fatais desde o início da pandemia.

Na África, houve queda de 12% no número de casos e de 16% no número de mortes na semana passada.

Fonte: G1.

Deixe um comentário