Secretaria de Saúde diz que vacinação de idosos começa na quarta-feira (10) no RN; veja calendário

Secretaria de Saúde diz que vacinação de idosos começa na quarta-feira (10) no RN; veja calendário

Imunização começará com idosos com 75 anos ou mais acamados, e deve seguir com pessoas com 90 anos ou mais. Grupos mais novos devem ser vacinados em seguida.

Vacinação de idosa. — Foto: Vanessa Fernandes/G1
Vacinação de idosa. — Foto: Vanessa Fernandes/G1

Embora alguns municípios do Rio Grande do Norte já tenham começado a vacinar idosos, a Secretaria de Saúde do estado emitiu uma nota técnica com um escalonamento e calendário de vacinação deste grupo. O foco são as pessoas com 75 anos ou mais. De acordo com o documento, a vacinação deve começar nesta quarta-feira (10).

Ainda segundo a recomendação, profissionais de saúde que não são da linha de frente só deverão ser vacinados após os idosos com 75 anos ou mais. O governo começou nesta segunda-feira (8) a distribuição de 46.700 doses da vacina Coronavac recebidas neste domingo (7), além de vacinas para segunda aplicação em trabalhadores da saúde.

Calendário

  1. Pessoas acamadas com 75 anos ou mais – 10 a 12 de fevereiro
  2. Pessoas com 90 anos ou mais – 17 a 19 de fevereiro
  3. Pessoas com 85 a 89 anos – a partir do dia 22 de fevereiro, caso o município disponha de doses remanescentes
  4. Pessoas com 80 a 84 anos – após finalizar a faixa etária de 85 a 89 anos, caso o município disponha de doses remanescentes
  5. Pessoas com 75 a 79 anos – após finalizar a faixa etária de 80 a 84 anos, caso o município disponha de doses remanescentes

“De acordo com o número de idosos dessa faixa etária no município pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa referente à vacinação específica para essa idade. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso”, afirmou a Sesap.

De acordo com a Sesap, as prefeituras que só devem passar para a faixa etária “menor” quando esgotar todos os idosos referentes à faixa etária anterior e as estratégias desenvolvidas devem garantir o acesso a todos os idosos e idosas, inclusive: indígenas, quilombolas, população de zona rural e em situação de rua.

No caso dos municípios que já vacinaram os idosos acamados, as equipes deverão iniciar essa fase de vacinação pelas pessoas com 90 anos ou mais, adiantando e adaptando o cronograma.

No caso dos acamados, os municípios devem se organizar para fazer a vacinação nos domicílios, de forma planejada e com atenção para que não haja perda de doses; uma vez que o frasco contém 10 doses, e após aberto, haverá obrigatoriamente a necessidade de todas as doses do frasco serem usadas no prazo de seis horas.

“Dessa forma, orientamos o planejamento prévio das equipes vacinadoras quanto à logística da vacinação aos idosos acamados, de modo que exista uma lista principal e outra de suplência de idosos acamados da área que serão vacinados a cada dia, pois caso haja alguma impossibilidade de vacinação das pessoas da lista principal, vacina-se os idosos suplentes, reduzindo a possibilidade de perda de doses”, diz a nota.

“Entende-se que as doses devem ser administradas nos grupos previstos no cronograma acima, e diante da realização da dose em indivíduo que não atenda ao cronograma previsto, mas que esteja no grupo prioritária da fase 1, deve ser registrada observação no ato do registro da vacinação no sistema RN+VACINA justificando tal aplicação. É inadmissível por parte deste programa estadual de imunização uma eventual perda de dose por não aplicação, em caso de frasco aberto, como também vacinação de indivíduos que não atendam aos critérios dos grupos prioritários desta fase em curso”, diz a nota.

De acordo com o governo, a retomada da vacinação dos demais trabalhadores de saúde que não estão na “linha de frente” e que ainda não foram vacinados ocorrerá após a finalização da vacinação do grupo de pessoas de 75 anos ou mais, e diante da disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A Seap também começou a distribuir as vacinas referentes à segunda dose da Coronavac para aplicação em 48.147 pessoas que receberam a primeira dose. “A vacinação deste público deverá ocorrer em até duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro e de 15 a 19 de fevereiro, devendo ser respeitado o intervalo de 21 a 28 dias de intervalo entre a primeira e a referida segunda dose”, disse.

Ainda de acordo com a pasta, somente com a conclusão das fases já previstas é que será possível procedermos com a vacinação dos demais grupos prioritários e população em geral. Como já destacado em outros documentos, o Ministério da Saúde estima vacinar toda a população em até 16 meses.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário