Covid-19: Natal retoma vacinação com 2ª dose para profissionais da saúde e 1ª para idosos acamados

Covid-19: Natal retoma vacinação com 2ª dose para profissionais da saúde e 1ª para idosos acamados

Após aplicação da primeira dose nos trabalhadores de saúde, eles voltaram para receber última aplicação do imunizante a partir desta quarta-feira (10).

Natal iniciou nesta quarta-feira (10) a aplicação da segunda dose da vacina da CoronaVac nos 13.313 profissionais de saúde que já tomaram a primeira dose entre os dias 20 de janeiro e 2 de fevereiro. Essas doses já estavam reservadas desde a entrega dos primeiros lotes da vacina na capital potiguar.

Mas nesta quarta-feira teve início também a vacinação da primeira dose dos idosos acamados com ou acima dos 75 anos de idade. Essa vacina será aplicada nas próprias residências dos idosos. Para isso, é preciso se cadastrar em um site criado pela prefeitura de Natal com a UFRN.

Em relação aos profissionais de saúde, eles poderão ser vacinados em qualquer dia, desde que haja uma diferença mínima de 14 dias entre a primeira e a segunda aplicação. A aplicação está sendo feita em três pontos, que contam também com serviços drive thru:

  • Ginásio Nélio Dias
  • Shopping Via Direta
  • Arena das Dunas

*Não há mais o ponto de vacinação que existia no Palácio dos Esportes

Os locais vão funcionar de segunda a quinta-feira das 8h às 16h. Já na sexta-feira será das 8h às 12h. Esses locais são exclusivos, no momento, para os profissionais da saúde que já receberam a primeira dose da CoronaVac. Eles têm até o dia 17 de fevereiro.

É necessário levar carteira vacinal ou a confirmação da primeira dose recebida por e-mail, além de um documento com foto.

Quem recebeu a vacina da Oxford/AstraZeneca ainda não receberá a segunda dose, que tem recomendação para ser aplicada apenas após 12 semanas.

Segunda dose da CoronaVac começou a ser aplicada nos profissionais de saúde em Natal nesta quarta-feira (10). — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Segunda dose da CoronaVac começou a ser aplicada nos profissionais de saúde em Natal nesta quarta-feira (10). — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Idosos acamados

Os idosos acamados acima de 75 anos começaram a receber a primeira dose da vacina nesta quarta-feira (10) após a capital potiguar ter recebido mais 5.250 novas doses da Coronavac do governo federal.

Eles serão vacinados nas próprias casas por equipes de saúde do município. Os idosos acamados devem estar cadastrados na plataforma online Natal Digital ou no portal da prefeitura até esta quarta-feira.

A estimativa é de que haja cerca de 4 mil idosos acamados em Natal.

“Os trabalhadores de saúde que ainda não receberam a primeira dose vão ter que aguardar até o município receber mais doses. A medida que o município for recebendo doses, vai dando continuidade aos idosos e depois volta para os profissionais da saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde”, explicou Rayane Araújo, secretária adjunta de saúde.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário