Natal mantém vacinação contra Covid-19 em ponto de drive-thru durante carnaval

Natal mantém vacinação contra Covid-19 em ponto de drive-thru durante carnaval

Secretaria de Saúde aplica segunda dose da vacina CoronaVac nos profissionais de saúde no Shopping Via Direta, único ponto de imunização aberto de segunda (15) a quarta-feira (17).

Durante o carnaval, vacinação dos profissionais da saúde acontecerá apenas em drive-thru no Via Direta, em Natal. — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi
Durante o carnaval, vacinação dos profissionais da saúde acontecerá apenas em drive-thru no Via Direta, em Natal. — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que vai continuar a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac nos profissionais de saúde durante o carnaval. De segunda (15) a quarta-feira (17), o único ponto de imunização em funcionamento será o do Shopping Via Direta, no horário das 8h às 16h – tanto para vacinação de pedestres quanto para receber veículos em esquema de drive-thru.

Os outros dois pontos de drive-thru – no ginásio Nélio Dias e na Arena das Dunas – seguirão o ponto facultativo decretado pela prefeitura e só retomam o atendimento na quinta-feira (18).

A SMS lembra que nesta sexta-feira (12) os três drives funcionam normalmente, das 8h às 16h.

George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal, afirmou que “essa medida é necessária uma vez que esse tipo de vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, requer um reforço de até 28 dias de acordo com a bula do imunobiológico”.

“A gente pede que aqueles profissionais que se vacinaram na primeira fase verifiquem o cartão vacinal e se atentem ao prazo para retornar nos pontos e receber a segunda dose. Dessa forma, a gente garante uma imunização eficaz e tem certeza de estar no caminho certo para atingir a imunidade coletiva”, explicou.

Idosos

A SMS também garantiu que, durante o carnaval, também fará a aplicação da dose de CoronaVac nos idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Serão vacinados 492 idosos que residem em 21 instituições.

Também está mantida a continuidade da aplicação da primeira dose nos idosos acamados com 75 anos e mais no município no mesmo período – a SMS recebeu solicitação para vacinar 1.535 idosos. Ainda há o cadastro de acamados que são acompanhados pelas unidades básicas no próprio bairro.

A secretaria lembra que a vacinação dos idosos acamados acontece exclusivamente na casa onde residem, com equipes de estratégia de saúde da família ou do DVS, que vão paramentados e identificados até a casa desses pacientes. O responsável é comunicado por mensagem indicando o dia da visita.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário