Hospital Universitário Onofre Lopes suspende cirurgias por falta de luvas em Natal

Hospital Universitário Onofre Lopes suspende cirurgias por falta de luvas em Natal
Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) UFRN Natal RN. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) UFRN Natal RN. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado na Zona Leste de Natal, está com procedimentos cirúrgicos suspensos há uma semana por falta de luvas cirúrgicas. A unidade tem contrato de prestação de serviço com o governo do estado para a realização de cirurgias pela rede pública de saúde.

De acordo com a administração do hospital, o desabastecimento aconteceu em razão do preço do insumo, que aumentou durante a pandemia, e da paralisação dos caminhoneiros em algumas regiões do país na última semana.

A agricultora Maria Ilenilda Pereira é uma das mais de mil pessoas que aguardam na fila de espera por cirurgias urológicas na unidade. Ela está internada há 24 dias no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, esperando a retirada de pedras na uretra.

“Eu fui para Natal. Chegando lá, disseram que não podiam fazer minha cirurgia por falta de material. Aí me colocaram na fila de espera e até hoje estou aguardando”, conta.

Wilton Solidade aguarda por uma cirurgia de reconstrução do intestino há cinco anos e há quatro pela retirada de uma hérnia, que se criou na colostomia – abertura feita na barriga para a eliminação das fezes. A situação do paciente se agravou por causa da demora para a realização dos procedimentos. “É muita dor. Não consigo dormir direito, não tenho como trabalhar… Eu não estou bem, não aguento mais”, diz o aposentado.

Segundo o Hospital Universitário, 600 luvas cirúrgicas e 8 mil luvas de procedimentos são utilizadas por dia na unidade.

Em nota, o HUOL informou que conseguiu um empréstimo de 8 mil luvas com o Hospital Universitário de Santa Cruz e está em tratativas com a UFRN e com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para um empréstimo que supra as necessidades da unidade hospitalar pelo período de um mês. Com isso, a realização de cirurgias deve ser retomada na segunda-feira (20), segundo o hospital.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário