Segunda maior cidade do RN, Mossoró não registra mortes por Covid há mais de 30 dias

Segunda maior cidade do RN, Mossoró não registra mortes por Covid há mais de 30 dias

Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró chegou a mais de 30 dias sem registrar novas mortes por Covid-19.

No pico da pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte – referência no atendimento de pacientes com a doença no município – chegou a realizar cerca de 200 testes diários. Mas a procura vem diminuindo nos últimos meses.

O diretor da unidade conta que de 50 testes feitos por dia, apenas uma média de 5% apresenta resultado positivo. A maioria formada por pessoas que ainda não tomaram a vacina.

“São pessoas mais jovens, entre 30, 40, 50 anos no máximo. E os idosos são aqueles que não foram vacinados”, diz o diretor da UPA, João Batista.

Dos 20 leitos da UPA, apenas duas enfermarias estão ocupadas. A baixa ocupação também acontece nos hospitais regionais. Dos 30 leitos em Mossoró apenas seis estavam com pacientes, durante o fim de semana e a taxa de ocupação era de 18,5% na região Oeste.

Os números vêm diminuindo desde o mês de junho. O primeiro óbito por covid-19 no estado foi registrado em Mossoró, no dia 28 de março de 2020. Desde então, esse é o maior período sem registro de óbitos no município.

“Nós estamos há 32 dias sem óbitos por Covid na cidade. Estamos percebendo a queda de casos há quase dois meses. É um número significativo para a gente. A gente está vendo que as pessoas, se estão se infectando, estão saindo de forma simples, sem precisar de hospitalização, de uma UTI”, afirmou a secretária de Saúde, Morgana Dantas.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (8) pela Secretaria Estadual de Saúde, Mossoró tem, desde o início da pandemia, 30.192 casos confirmados da doença e 582 óbitos.

Mossoró já vacinou com as duas doses, ou dose única, 53% do público alvo da campanha de imunização contra a Covid-19. E mais de 84% do público já tomou pelo menos uma dose da vacina. Mais de 84% do público já tomou pelo menos uma dose da vacina. Segundo a Secretaria de Saúde, o avanço da imunização está diretamente relacionado à queda no número de internações e morte.

Para a imunologista Janeusa Souto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a vacinação é a saída para o fim da pandemia.

“A vacinação associada ao uso de máscara são os grandes aliados para que a gente tenha redução no número de casos e óbitos. Aos poucos, vamos conseguir diminuir esse quadro pandêmico que temos visto ao longo dos meses”, disse.

Mossoró não registra mortes por Covid-19 há mais de um mês. — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
Mossoró não registra mortes por Covid-19 há mais de um mês. — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário