EUA confirmam autorização para mix de vacinas contra a Covid e dose de reforço para quem tomou Janssen

EUA confirmam autorização para mix de vacinas contra a Covid e dose de reforço para quem tomou Janssen
Foto de 2 de dezembro de 2020 da Johnson & Johnson mostra ampolas da vacina da Janssen contra a Covid-19. — Foto: Johnson & Johnson via AP
Foto de 2 de dezembro de 2020 da Johnson & Johnson mostra ampolas da vacina da Janssen contra a Covid-19. — Foto: Johnson & Johnson via AP

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) aprovou, nesta quinta-feira (21), mudanças no programa de vacinação contra a Covid-19 no país:

  • Passa a ser recomendada uma dose de reforço para a vacina da Janssen (Johnson & Johnson), originalmente de dose única, a todos os que receberam esse imunizante.
  • Alguns grupos prioritários que receberam a vacina da Moderna poderão receber reforço, assim como já era autorizado a pacientes dos mesmos grupos que tomaram o imunizante da Pfizer.

Além disso, será possível “misturar” as marcas — ou seja, quem tomou Pfizer poderá receber Moderna ou Janssen, por exemplo, na dose de reforço. No caso do reforço com a vacina da Moderna, será aplicada meia dose do imunizante.

Com isso, 52 milhões de pessoas poderão receber as doses extras a partir de sexta-feira.

As novas diretrizes do CDC vão na linha das recomendações da FDA, agência reguladora americana de vigilância sanitária equivalente à Anvisa do Brasil.

Vale lembrar que essas medidas valem para os EUA, por enquanto, e que o Brasil tem outras regras para a aplicação de doses de reforço.

Nesta semana, o governo dos EUA detalhou o plano para imunizar crianças de 5 a 11 anos, público que ainda não começou a ser vacinado.

Entenda abaixo as mudanças:

Reforço para a Janssen

A nova diretriz recomenda o reforço a todas as pessoas nos EUA que tenham tomado a vacina da Janssen, que é de dose única. Esse público deve procurar um reforço a partir de dois meses depois da vacinação com esse imunizante.

O conselho do CDC não disse, explicitamente, se recomenda ou não que os vacinados com a Janssen devem tomar o reforço com a vacina da mesma marca ou se é melhor misturar — a escolha fica a critério do paciente.

A razão para isso, segundo autoridades sanitárias americanas, é que a dose única da Janssen oferece uma proteção menor do que as duas doses da Pfizer ou da Moderna. A ideia, portanto, seria igualar os níveis de eficiência dos imunizantes a todos os americanos.

Fonte: G1.

Deixe um comentário