Covid: Natal amplia D2 de Pfizer para quem tomou a primeira dose até 31 de agosto

Covid: Natal amplia D2 de Pfizer para quem tomou a primeira dose até 31 de agosto
Vacina contra a Covid. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Vacina contra a Covid. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Natal ampliou a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer para quem recebeu a primeira dose até 31 de agosto. Esse público pode receber a D2 do imunizante a partir desta quarta-feira (27).

As vacinas estão disponíveis em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos drives e no trailer de vacinação.

Os locais, horários de funcionamento e outras informações podem ser vistas no site Vacina Natal. É necessário levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e carteira de vacina.

A capital também segue vacinando com a dose de reforço idosos a partir de 60 anos que completaram seis meses da data da segunda dose, além de profissionais da saúde acima de 18 anos com o mesmo intervalo. Pessoas imunossuprimidas podem receber a vacina após 28 dias da segunda dose. A aplicação do reforço é feito com a Pfizer;

No site Vacina Natal também possível realizar o cadastro de acamados para a dose de reforço, caso o usuário não seja cadastrado em uma unidade básica de saúde.

Segunda dose

  • CoronaVac
    As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.
  • Oxford/AstraZeneca
    UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 31 de agosto.

    Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.
  • Pfizer
    A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 31 de agosto.

Terceira dose

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (CoronaVac, Oxford/AstraZeneca ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário