Natal realiza Dia D de vacinação contra a Covid no sábado (27)

Natal realiza Dia D de vacinação contra a Covid no sábado (27)
Potiguares que tomaram dose única da vacina Janssen contra Covid devem receber reforço com Pfizer, orienta Sesap. — Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal
Potiguares que tomaram dose única da vacina Janssen contra Covid devem receber reforço com Pfizer, orienta Sesap. — Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) vai realizar neste sábado (27) o Dia D da Mega Vacinação contra a Covid na capital potiguar.

Neste dia, todas as salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município vão funcionar das 8h às 12h com a aplicação da primeira, segunda e terceira dose dos imunizantes.

Além disso, os drives do Via Direta e Nélio Dias seguirão com funcionamento das 8h às 16h e o trailer instalado na Árvore de Mirassol, das 18h às 22h.

Um dos objetivos da campanha é que as pessoas que estão com a segunda dose em atraso possam receber o imunizante para completar o esquema vacinal.

“Estamos com 89% da nossa população vacinável com pelo menos uma dose das vacinas contra a Covid e isso nos deixa muito satisfeitos com esse percentual”, falou o secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes.

“Mas também temos mais de 80 mil pessoas com a segunda dose em atraso, por isso insistimos neste chamamento, e na realização de ações como esta para que os usuários possam concluir seu esquema vacinal. Esse é o caminho certo para vencer esse vírus”, reforçou.

No RN, o número de pessoas com a segunda dose em atraso já ultrapassa os 270 mil.

Quem pode se vacinar

Em Natal, qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode se vacinar com a primeira dose. Em relação à segunda dose, depende do tipo de imunizante.

Quem tomou a primeira dose de Oxford/AstraZeneca até 20 de setembro já pode receber a segunda dose. Quem tomou a primeira de Pfizer até 30 de setembro também já pode ser imunizado com a segunda dose. Para CoronaVaco prazo é de 28 dias da primeira aplicação.

Também acontece a aplicação da dose de reforço para pessoas acima de 60 anos de idade que foram vacinadas há pelo menos cinco meses com as duas doses; trabalhadores de saúde vacinados há mais de seis meses e imunossuprimidos vacinados há 28 dias.

É necessário levar documento com foto, comprovante de residência e cartão de vacinação para ser vacinado.

O site Vacina Natal monitora os drives em tempo real e mostra todas as UBS da capital potiguar.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário