Falta de médicos obstetras deixa pacientes sem atendimento em maternidade pública na Grande Natal

Falta de médicos obstetras deixa pacientes sem atendimento em maternidade pública na Grande Natal
Maternidade Divino Amor não teve médicos obstetras no plantão diurno e noturno da sexta-feira (7) em Parnamirim. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi via G1 RN
Maternidade Divino Amor não teve médicos obstetras no plantão diurno e noturno da sexta-feira (7) em Parnamirim. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi via G1 RN

falta de médicos obstetras deixou pacientes sem atendimento na Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, ao longo da sexta-feira (7).

Segundo funcionários, o plantão diurno e noturno não teve nenhum profissional na escala e até o início da noite pelo menos oito mulheres foram reguladas para outros hospitais. Ainda de acordo com os servidores, a escala de especialistas está desfalcada desde o início de dezembro.

A Prefeitura de Parnamirim reconheceu o problema e disse que a rede materno infantil do estado também está encontrando dificuldade de manter as escalas. O problema envolveria o contrato com uma cooperativa médica.

“Todas as questões com a cooperativa e os contratos estão sendo revistas. O município está vivenciando essa situação com preocupação, seriedade e responsabilidade”, informou a nota do município.

“As ações concretas para a resolução imediata, tais como, contratação de empresa especializada para o fechamento das escalas estão sendo tomadas e serão implementaras ainda nesse mês. Independente disso, estamos garantindo o acolhimento, além das diretrizes estabelecidas no protocolo de classificação de risco para qualquer paciente independente da presença do obstetra de plantão”, afirmou o município.

Na manhã deste sábado (8), a escala da maternidade estava completa, com três obstetras – dois do quadro efetivo e outro de uma nova cooperativa contratada pelo município. Porém o plantão noturno ainda não tinha previsão de médico obstetra

Espera angustiante

A cabelereira Aniely Beatriz já chegou à 40ª semana de gestação. Na semana passada, ela procurou a Maternidade Divino Amor e recebeu orientação para realizar parto por meio de cirurgia cesariana neste sábado (8). Desde a sexta-feira (7) ela tenta atendimento no hospital de Parnamirim e não consegue.

O médico disse que eu viesse hoje, para fazer a cesárea, mas o outro médico já diz outra coisa. Já estou com 40 semanas. Fico angustiada. E se acontecer alguma coisa com nosso filho?
           — Aniely Beatriz, paciente

O marido de Aniely, o barbeiro Erivan Silva Castilho, também está aflito com a situação. Na sexta (7), o casal chegou a ser encaminhado para a Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, mas a unidade devolveu a paciente para Parnamirim, por só cuidar de casos mais graves.

“Não tinha médico (na sexta, 7), mandaram a gente para a Januário Cicco, mas quando chegamos lá, também não aceitaram e mandaram a gente de volta. A gente fica preocupado, porque não pode passar da data de nascer e já está com mais de 9 meses. O médico disse que tinha que nascer hoje”, declarou.

Outra mulher grávida que esteve na maternidade Divino Amor nesta sexta-feira (7) e pediu para não ser identificada afirmou que está com 41 semanas e 1 dia de gestação. A indicação de cirurgia já foi dada, mas como não está com dores, não foi enquadrada como urgência.

A paciente foi encaminhada para Ceará-Mirim, mas resolveu voltar a tentar atendimento na unidade de Parnamirim por não ter condições de viajar para outra cidade.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário