RN chega a 50% dos adolescentes imunizados com as duas doses da vacina contra Covid-19, diz Sesap

RN chega a 50% dos adolescentes imunizados com as duas doses da vacina contra Covid-19, diz Sesap
Trailer de vacinação contra a Covid em Natal (Arquivo). — Foto: Divulgação/SMS Natal via G1 RN
Trailer de vacinação contra a Covid em Natal (Arquivo). — Foto: Divulgação/SMS Natal via G1 RN

A vacinação contra a Covid-19 entre os adolescentes de 12 a 17 anos no Rio Grande do Norte alcançou metade do grupo com as duas doses do imunizante, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (7).

São pouco mais de 159 mil jovens que completaram seu esquema de proteção, de acordo com a plataforma RN+Vacina – usada pelo estado e município para administração das doses.

No total, mais de 419 mil vacinas já foram aplicadas, entre primeira e segunda dose. O dado significa que 81% do público-alvo, de aproximadamente 318 mil pessoas, tomou pelo menos uma dose.

Considerando-se a população geral do Rio Grande do Norte, de todos os públicos atendidos até o momento, os percentuais de imunização são de 84% dos potiguares com a primeira dose e 75% com as duas doses, segundo o governo.

Mais de 47 mil adolescentes atrasados

Por outro lado, a Secretaria Estadual de Saúde Pública alertou que há mais de 47 mil adolescentes em atraso para a segunda dose.

“Cada vez mais a campanha de imunização avança e é importante ir alcançando esses patamares de imunização. Porém, não podemos perder de vista a necessidade de tomar a segunda dose. A vacinação é uma estratégia de proteção coletiva, precisa que todos façam sua parte”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

O quantidade de 50% dos jovens com duas doses foi alcançado após cinco meses de campanha. A vacinação iniciou-se pelas adolescentes grávidas, passando aos jovens com comorbidades ou deficiência permanente, para depois ser liberada para todos entre 12 e 17 anos.

Adultos vacinados

Entre os moradores do Rio Grande do Norte acima dos 18 anos, a cobertura de vacinação contra a Covid-19 já chegou a 91% com a primeira dose e 83% com a segunda dose. A dose de reforço, que está liberada apenas para os adultos, ultrapassou os 21% do público-alvo no início deste mês.

Crianças

A Sesap afirmou que ainda aguarda informações do Ministério da Saúde com relação ao envio das doses para o público das crianças entre 5 e 11 anos. São cerca de 300 mil no estado.

Ainda de acordo com a pasta, a logística para a operação da vacina nas crianças será a mesma mantida pela Sesap, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), desde o início da campanha, com a distribuição das doses em menos de 24h após a chegada do carregamento ao estado.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário