Sesap distribui 500 mil testes de Covid aos municípios potiguares

Sesap distribui 500 mil testes de Covid aos municípios potiguares
Sesap distribui 500 mil kits para teste rápido de Covid nos municípios do RN. — Foto: Reprodução/ Sesap via G1 RN
Sesap distribui 500 mil kits para teste rápido de Covid nos municípios do RN. — Foto: Reprodução/ Sesap via G1 RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta quinta-feira (20), a distribuição de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 aos 167 municípios do estado.

Os kits para teste do tipo Swab (RT-PCR), padrão ouro para o diagnóstico, foram enviados pelo Ministério da Saúde e encaminhados às cidades.

De acordo com a secretaria, os testes serão entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros Covid e outros pontos utilizados pelos municípios como locais para testagem.

A intenção é ampliar o acesso ao diagnóstico da Covid diante da alta de casos, que tem culminado também com um aumento nas taxas de internação no estado.

Testagem

A Sesap orienta que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios.

De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, mesmo com o resultado negativo o paciente deve continuar afastado das atividades profissionais e evitar aglomerações em eventos e festividades.

“As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo, é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”, reforça a coordenadora.

A orientação da Sesap é que a população mantenha as medidas de proteção como o uso de máscara e evite aglomerações, além da importância da vacinação para todas as faixas etárias já determinadas.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário