Centros públicos de atendimento a pessoas com sintomas gripais têm metade dos testes positivos para Covid em Natal e Mossoró

Centros públicos de atendimento a pessoas com sintomas gripais têm metade dos testes positivos para Covid em Natal e Mossoró
Cemure, em Natal. — Foto: Anna Alyne Cunha/Intertv Cabugi/via G1 RN
Cemure, em Natal. — Foto: Anna Alyne Cunha/Intertv Cabugi/via G1 RN

Dois centros públicos de atendimento para pessoas com síndromes gripais abertos em Natal e Mossoró – as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte – registraram praticamente metade de resultados positivos entre os testes de covid-19 realizados nesta segunda-feira (24).

Tanto o centro aberto pela prefeitura de Natal no Cemure, na Zona Oeste de Natal, quanto a unidade aberta pela prefeitura de Mossoró no ginásio Pedro Ciarlini registraram recordes de atendimento ao longo do dia.

Na capital potiguar, Natal, cerca de 48% dos testes tiveram resultados positivo. Em Mossoró, na região Oeste potiguar, esse número foi ainda maior: 52%.

Natal

No Cemure, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste da capital, só nessa segunda (24), foram realizados 536 atendimentos e 470 testes, de acordo com a coordenação. Esse foi maior número de atendimentos já registrados em um único dia no local.

Dos testes, 228 tiveram resultados positivos para a Covid-19, o que representa 48%. Outros 242 testes foram negativos.

O centro que funciona das 8h às 17h teve que fechar as portas por volta das 13h nessa segunda (24), por causa da quantidade de pessoas que aguardavam na fila para a realização dos testes. Quem não conseguiu fazer o exame teve que retornar na manhã desta terça (25).

O comerciante Dalmir Ramos foi um deles. “Vim ontem, mas não consegui nem entrar. Era umas 10h30. Hoje eu vim mais cedo, mas está do mesmo jeito. Só Deus sabe que horas vou sair daqui”, contou.

O autônomo Anderson Santana foi o primeiro a chegar ao Cemure. “Cheguei às 2 da manhã pra tentar ser atendido logo. Já fui na UPA e mandaram eu vir para cá, disseram que quanto mais cedo eu chegasse, mais rápido eu ia ser atendido. Eu estou aqui com dor de cabeça, dor nos olhos, febre e sem sentir o paladar”, relatou.

Mossoró

Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró. — Foto: Reprodução/Intertv Costa Branca/via G1 RN
Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró. — Foto: Reprodução/Intertv Costa Branca/via G1 RN

Em Mossoró, a coordenação do centro de testagem que funciona no Ginásio Pedro Ciarlini, também registrou recorde no número de testes realizados em um único dia. Foram 1.014 do tipo SWAB rápido, sendo 534 resultados positivos e 480 negativos. Em termos percentuais, cerca de 52,6% das pessoas que fizeram os testes, estavam com a Covid-19.

O centro que fechou no ano passado, foi reaberto nessa segunda-feira (24), com o intuito de desafogar a demanda por testes nas três UPAS’s do município. Antes mesmo da abertura dos portões por volta das 8h, mais de 500 fichas já haviam sido entregues.

Na manhã desta terça (25), até as 9h, mais de 800 fichas foram distribuídas. O centro funciona das 8h às 17h, sem intervalo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró informou que aguarda ainda para essa semana a chegada de mais de 20 mil kits com testes que serão enviados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário