Anvisa aprova segundo autoteste para Covid no Brasil

Anvisa aprova segundo autoteste para Covid no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (23), o segundo autoteste para Covid-19 no Brasil. O teste é o “Autoteste COVID Ag Detect”, da empresa Eco Diagnostica Ltda, e será fabricado em solo brasileiro.

Segundo a Anvisa, o produto foi desenvolvido para coleta de amostra por swab nasal (cotonete no nariz), de forma não profunda, e que fornece o resultado após 15 minutos.

O primeiro registro de autoteste havia sido aprovado pela agência há uma semana. Segundo o órgão, a avaliação do segundo pedido de registro levou 22 dias.

O que é o autoteste?

O autoteste é parecido com os testes rápidos, de farmácias, mas pode ser feito pela própria pessoa que tem os sintomas, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

Assim como os testes de antígeno, o autoteste detecta o antígeno viral, uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele – os anticorpos.

Se o teste dá positivo, significa que a pessoa está infectada no momento do teste – e pode infectar outras.

Segundo a própria Anvisa , é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo”.

“Caso você não tenha sintomas, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, aguarde cinco antes de usar o autoteste. O autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico”, informou a Anvisa.

Fonte: G1.

*Foto destaque: Alexandra Koch via Pixabay.

Deixe um comentário