Covid: RN inicia campanha para aplicação da 4ª dose da vacina em idosos acima de 60 anos

Covid: RN inicia campanha para aplicação da 4ª dose da vacina em idosos acima de 60 anos
Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai iniciar a partir deste sábado (19) a camapnha de aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid em idosos acima dos 60 anos de idade.

A data será marcada como o “Dia V de Vacinação” e terá uma grande mobilização para ampliação da imunização contra a doença, além do início da D4 em idosos.

A orientação da Sesap é de que todos os municípios do Rio Grande do Norte mantenham seus postos de saúde abertos e estimulem a população para concluírem ou iniciarem seu esquema vacinal. Os municípios devem anunciar os pontos que funcionarão.

O início da aplicação da quarta dose para idosos foi pactuada em reunião da Câmara Técnica da Vacina, ocorrida nesta quarta-feira (16).

“A ampliação da vacinação com a aplicação da quarta dose reforça o decreto afirmado esta semana pelo Estado através das recomendações do Comitê Científico, e garante a proteção da população que mais adoece e agrava com a Covid-19. O mais importante é a consciência das pessoas para que procurem os postos de saúde e assim possamos ter uma maior cobertura”, disse Kelly Lima coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Quem pode se vacinar?

A vacinação será destinada para a população a partir dos 60 anos de idade, utilizando os imunizante da Pfizer, Janssen ou Oxford e deverá será aplicada após quatro meses da terceira dose (D3) de acordo com a disponibilidade do imunizante.

Para o Dia V, a secretaria vai distribuir 80.603 doses para adultos, sendo 28.420 são para D4 e 13.110 doses da Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos de idade.

Vacinação

De acordo com o Portal RN +Vacina, a faixa etária com menor percentual de cobertura vacinal são as crianças de 5 a 11 anos, com 52% deste público vacinado com a primeira dose, o que representa 177.515 crianças.

As crianças totalmente vacinadas com as duas doses representam um percentual de 10% ou 34.656 crianças entre 5 e 11 anos.

Na faixa etária de 12 a 17 anos são 277.328 vacinados com uma dose e 214.297 com as duas doses, totalizando 67% deste público.

Para a população acima de dezoito anos, o percentual de vacinados com a primeira dose já atinge 92%, entretanto os vacinados com a terceira dose são 1.283.727 de pessoas, ou 48% da população acima dos 18 anos.

Atrasados

O total geral com  segunda dose em atraso em todo o RN alcança o número de 228.026 pessoas e mais de 700 mil em atraso com a terceira dose. Com os postos de saúde abertos neste sábado (19), a expectativa da Sesap é diminuir o atraso da segunda e terceira dose e assim iniciar a quarta dose para os idosos.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: