Centro de Reabilitação oferece atendimento gratuito em Natal para pacientes com sequelas de Covid-19

Centro de Reabilitação oferece atendimento gratuito em Natal para pacientes com sequelas de Covid-19

Há um ano o simples ato de conversar é algo muito difícil e que exige muito esforço para seu José do Patrocínio. No início de 2021, antes de ser vacinado, seu José teve um caso grave de Covid e precisou ficar mais de 20 dias internado no Hospital de Campanha de Natal. Tanto tempo depois ele ainda sofre com as sequelas.

Para atender pacientes como Seu José existe um serviço específico na rede pública estadual desde o ano passado de reabilitação para pessoas com sequelas de Covid.

O acompanhamento é feito na unidade para adultos do Centro Especializado em Reabilitação (CER) na capital onde os pacientes são atendidos por fisioterapeutas, neurologistas, psicólogos e nutricionistas.

Centro de Reabilitação oferece atendimento gratuito para pacientes com sequelas de Covid-19. — Foto: Reprodução/via G1 RN
Centro de Reabilitação oferece atendimento gratuito para pacientes com sequelas de Covid-19. — Foto: Reprodução/via G1 RN

“A Covid é muito sistêmica, então nós temos vários tipos de sequelas. A maioria das pessoas que procuraram o nosso serviço foram com sequelas neurológicas, cardiovasculares e pulmonares”, explica Elisa Sonehara, fisioterapeuta que atende no centro.

O encaminhamento para a reabilitação geralmente é feito logo após a saída da internação pelos próprios hospitais. Quando isso não ocorre o encaminhamento é feito pela Unidade Básica de Saúde, após uma consulta médica.

“Inicialmente quando eles chegam aqui ele passam por uma triagem junto com a médica neurologista. A partir daí nós identificamos as necessidades dentro do processo de reabilitação desse paciente. Então, é a partir dessa triagem que nós vamos estabelecer pra qual especialidade ele precisa de maior foco, se é do ponto de vista motoro, nutricional, psicológico, em todas as áreas que nós temos pra oferecer”, disse Elisa.

O telefone para quem quiser mais informações sobre o serviço para pacientes com sequelas de Covid é o 3232 6676. O Centro Especializado em Reabilitação do estado fica na Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário