Rio Grande do Norte chega a 7 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas

Rio Grande do Norte chega a 7 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas
Foto: rawpixel.com/Freepik
Foto: rawpixel.com/Freepik

O Rio Grande do Norte alcançou nesta segunda-feira (18) a marca de 7 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na sua população, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o governo do estado, 93% do público-alvo da campanha tomou pelo menos uma dose da vacina e 83% das pessoas completaram o esquema vacinal com as duas doses. Além disso, 46% do público tomou a dose de reforço.

Entre os adultos, que são os que podem tomar as três doses, esses patamares chegam respectivamente a 92%, 87% e 55%.

Já entre os adolescentes, a cobertura encontra-se em 88% para a 1ª dose e 70% para os totalmente vacinados.

No caso das crianças de 5 a 11 anos, os percentuais estão em 59% na dose inicial e 25% para a 2ª dose.

A marca de 7 milhões de doses ocorre no momento em que a pandemia da Covid-19 arrefece no estado, com os menores índices de contaminação pelo coronavírus, de internações em leitos e de óbitos pela doença.

Segundo a Sesap, o resultado reforça a necessidade de toda a população tomar todas as doses dentro do prazo.

“Alcançar as 7 milhões de vacinas aplicadas nos braços dos potiguares é um momento muito importante para nós que estamos nesse esforço desde o início. O crédito desse sucesso é todo dos profissionais de cada sala de vacina do estado, que vem mostrando o tamanho da importância do SUS e a eficácia da vacina”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

Uso de máscaras

Com a redução das internações e mortes pela doença, no último dia 6 de abril, o governo do RN desobrigou o uso de máscaras de proteção facial em todo o estado em ambientes abertos ou fechados, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Sesap.

Apesar da flexibilização, a pasta mantém a recomendação para que continuem usando máscaras aqueles que pertencem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; todos que apresentarem sintomas gripais; além de passageiros e trabalhadores do transporte público.

Passaporte vacinal

No mesmo decreto, o governo manteve a exigência da cobrança de passaporte vacinal para bares e restaurantes, centros comerciais, galerias e shopping “que utilizem sistema artificial de circulação de ar”.

A cobrança também é obrigatória para eventos de massa, sociais, recreativos e similares. Ficam dispensados somente eventos e estabelecimentos em locais abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário