Natal declara epidemia de dengue e instala gabinete de crise

Natal declara epidemia de dengue e instala gabinete de crise
Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue. — Foto: shammiknr/Pixabay
Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue. — Foto: shammiknr/Pixabay

A capital Natal declarou que o município vive uma epidemia de dengue. A situação foi confirmada à Inter TV Cabugi pelo departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (11).

No final de abril, o município havia reconhecido epidemia em apenas alguns bairros da cidade.

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde, para o reconhecimento do momento, é levado em referência o manual do Ministério da Saúde, que considera três pontos: a linha de incidência de casos por três semanas consecutivas, o alto número de notificações por 100 mil habitantes e o crescente número de busca e atendimento nas urgências.

Diante do atual cenário, o município instalou um gabinete de crise para lidar com a epidemia da doença e tomar decisões no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika.

Além da Secretaria de Saúde, compõem o gabinete: a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semov), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O Rio Grande do Norte também já havia confirmado epidemia de dengue no estado diante da alta de casos da doença, que em 4 meses de 2022 acumulou mais registros do que em todo o ano de 2021.

Crescimento acima de 1.000%

De acordo com o Boletim Epidemiológico das Arboviroses publicado no dia 10 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde, Natal teve um aumento de 1.566% nos casos de dengue de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.

Ao todo foram 2.966 casos registrados neste ano no período contra 192 em 2021. Os casos de chikungunya – 176 contra 39 – e de zika – 13 contra 9 – também cresceram nos primeiros quatro meses deste ano.

Ao todo, o aumento nos casos de arboviroses no período foi de 1.214%, sendo 3.155 casos notificados em 2022 contra 240 em 2021.

O mês de abril foi o que acumulou o maior aumento, tendo 2.225 casos de arboviroses confirmados apenas nos 30 dias. Em março foram 673, em fevereiro 179 e em janeiro 78.

Bairros

Os bairros com mais casos notificados de arboviroses entre janeiro e abril, em número gerais, foram Pajuçara, Lagoa Azul e Pitimbu. O boletim epidemiológico da SMS considera também a incidência (número de casos pela população) na montagem do ranking dos dez bairros que mais sofreram com a doença:

Gráfico: G1 RN
Gráfico: G1 RN

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário