CAMPANHA SOLIDÁRIA AJUDA A COMPRAR CADEIRA DE RODAS RECLINÁVEL

CAMPANHA SOLIDÁRIA AJUDA A COMPRAR CADEIRA DE RODAS RECLINÁVEL

A ação visa beneficiar o jovem Gustavo, (18), morador da cidade de Nova Cruz/RN, que devido à complicações cirúrgicas, ficou com sequelas irreversíveis.

— Por Marclene Oliveira.

A campanha para arrecadação de recursos financeiros visa garantir a aquisição de uma nova cadeira de rodas fit reclinável, que custa R$ 5.156,00, para o jovem Gustavo Henrique, de 18 anos, morador da cidade de Nova Cruz. Idealizada pelo Projeto Parceria solidária e Programa Meu Doutor, a ação também conta com a colaboração de vários parceiros.

A campanha

A campanha solidária já arrecadou R$ 3.100,00 e terá mais uma atividade no intuito de complementar o valor total da cadeira de rodas. Para isso, uma feijoada e rifa beneficente será realizada no próximo sábado (16), que contará também com apresentações artísticas locais, a ser realizada no restaurante Bezerril, localizado entre as cidades de Logradouro e Nova Cruz. Entre os artistas que irão se apresentar durante o evento estão Edvan Quirino, Fran Bakana, Andrea Xote de Menina e Trio Forró do Bom.

Quadro clínico

O jovem Gustavo Henrique nasceu com hidrocefalia, que é um acúmulo de líquido excedente nos espaços normais dentro do cérebro. Aos 11 meses de idade passou por uma cirurgia para colocar um dreno, uma válvula que retirava o líquido da cabeça e jogava para o abdômen. De acordo com a mãe, Adriana da Costa (38), aos 8 anos foi necessária uma segunda cirurgia para trocar o dreno, pois a válvula ficou curta. Quando criança, Gustavo tinha dificuldade para andar e falar. Equilibrar-se, era um enorme desafio. Aos 16 anos, ele começou a perder os movimentos, descobriu-se então que ele havia fraturado a coluna cervical. Passou por mais três cirurgias para tentar colocar uma placa. Depois da terceira, ele precisou fazer uma traqueostomia, que é um procedimento cirúrgico, realizado pelo médico na região da traqueia (pescoço), com o objetivo de facilitar a chegada de ar até os pulmões. Gustavo teve uma hemorragia na primeira cirurgia da coluna, e teve sérias complicações que o deixaram com sequelas irreversíveis.
Hoje Gustavo está com 19 anos e gosta muito de sair para passear, mas devido à dificuldade de locomoção, com uma cadeira de rodas antiga, fica ainda mais difícil sair de casa. Dona Adriana, aproveita a oportunidade para agradecer e lembrar o quanto a campanha solidária está sendo importante.

“Estou muito grata e esperançosa de que nós iremos conseguir alcançar o nosso objetivo, pois vai ajudar muito o Gustavo a ter a chance de poder sair de casa para atividade de lazer, por exemplo, algo que faz tão bem para ele”, disse.

Atendimento médico domiciliar

Depois de conseguir, por meio de uma ação judicial, Gustavo conta com tratamento médico domiciliar (Home Care), ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza atendimento 24h, envolve atendimento com equipe multidisciplinar, com uma equipe completa composta por médicos, enfermeiros e técnicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

O médico clínico geral dr. Sebastião Campos, que compõe a equipe que atende o jovem, ressalta sobre as dificuldades vividas diariamente por Gustavo, e destaca importância da campanha para ajudar a melhorar a sua condição clínica.

“Gustavo precisa de uma cadeira nova especializada para que possa melhorar a sua locomoção, e assim, contribuir com a melhora clínica dele, pois a sua qualidade de vida influi diretamente no seu tratamento”, afirmou o médico.

Para o fisioterapeuta, Welson Oliveira, idealizador do Projeto parceria solidária, a campanha tem um significado especial que vai além de arrecadar dinheiro para a compra da cadeira de rodas.

“É garantir locomoção, o direito de ir e vim, podendo ter pelo menos um pouco de liberdade para viver com mais dignidade”, destacou.

Para mais informações sobre a campanha solidária, basta entrar em contato via direct com o perfil @parceriasolidariapbrn.

Deixe um comentário