Câmara de Natal oferece 70 mamografias gratuitas por dia até sexta-feira (14)

Câmara de Natal oferece 70 mamografias gratuitas por dia até sexta-feira (14)

A Câmara Municipal de Natal disponibiliza esta semana 70 mamografias gratuitas por dia e por demanda livre, dentro da programação da campanha Outubro Rosa. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (10) e segue até sexta (14).

A unidade móvel de saúde Savana Galvão está estacionada ao lado da Câmara, no cruzamento da avenida Campos Sales com a rua Jundiaí, no Tirol.

Câmara de Natal oferece 70 mamografias gratuitas por dia até sexta-feira (14). — Foto: rawpixel.com/Freepik
Câmara de Natal oferece 70 mamografias gratuitas por dia até sexta-feira (14). — Foto: rawpixel.com/Freepik

Para realizar o exame, basta comparecer pela manhã portando cartão do SUS de Natal, comprovante de residência e RG. As 70 fichas são distribuídas no início da manhã, às 8h, sendo 35 destinadas ao expediente da manhã e as outras 35 ao período da tarde.

“Mais uma vez, a Câmara adere a essa importante campanha, proporcionando a conscientização e chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce para o combate do câncer de mama. Esse é o alerta mais importante”, disse a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).

A presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Motta, destacou que a parceria com a Câmara Municipal de Natal é importante para difundir o acesso às mamografias durante a campanha do Outubro Rosa. “Atualmente, atendemos até a mulheres com plano de saúde, devido ao número insuficiente de mamógrafos na cidade ou à baixa qualidade de alguns deles”, revelou.

Durante a abertura do Outubro Rosa na Câmara, o Grupo Bonitas apresentou o testemunho de mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. O grupo é formado por 125 mulheres que venceram a doença e hoje ajudam outras mulheres que travam a mesma batalha, oferecendo acompanhamento, acolhimento, atividades integrativas, doando lenços e turbantes, e buscando parcerias para capacitações e reinserção no mercado de trabalho, pois muitas perdem os empregos, quando adoecem.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer também ministrou palestra sobre a importância do diagnóstico precoce. A rede reúne 160 voluntários para oferecer café a pacientes da Liga Contra o Câncer e manter a Casa de Apoio Irmã Gabriela, nas Quintas, que hospeda pacientes vindas do interior do estado.

Fonte: G1 RN.

Deixe um comentário