O COVID-19 NAS CRIANÇAS: O QUE PRECISAMOS SABER?

O COVID-19 NAS CRIANÇAS: O QUE PRECISAMOS SABER?

Entre as grandes questões que surgiram com a disseminação do SARS-Cov-2 está a necessidade de entendermos a participação e comprometimento da população pediátrica. Felizmente, os dados até o momento mostram que o cenário é bem mais favorável às crianças, quando comparadas às demais faixas etárias.

Entre as grandes questões que surgiram com a disseminação do SARS-Cov-2 está a necessidade de entendermos a participação e comprometimento da população pediátrica. Felizmente, os dados até o momento mostram que o cenário é bem mais favorável às crianças, quando comparadas às demais faixas etárias.

Qual a incidência de Covid-19 nas crianças?
É difícil estimar o número total de casos pediátricos devido à oferta limitada de testes, dificuldades de coleta e também por um aparente percentual maior de pacientes assintomáticos entre as crianças. No maior estudo global até agora, de 44.672 pacientes apenas 2% tinham menos de 18 anos de idade. No entanto, a verdadeira incidência de COVID-19 pediátrica pode ser maior já que muitas crianças assintomáticas ou com sintomas leves acabam não sendo testadas(1,2).

Quais os sintomas de Covid -19 nas crianças?
Estudos recentes sugerem que as crianças são tão propensas quanto os adultos a se infectarem com o vírus, mas têm menos sintomas e quadros mais leves. Em recente revisão de casos, até 35% das crianças eram assintomáticas (3). Os sintomas mais comuns foram tosse, febre e dor de garganta. Outros sintomas relatados foram congestão nasal, rinorreia, chiado no peito, diarréia, vômito, dor de cabeça e fadiga. As crianças raramente precisaram de internação em unidades de terapia intensiva (3%) e, até o momento, apenas um pequeno número de mortes foi relatado na população pediátrica em todo o mundo (4).

Quais os fatores de risco?
Ainda não existem estudos que relatem com precisão quais os fatores predisponentes a quadros graves em crianças. No entanto, bebês e crianças com doenças pré-existentes podem ser grupos de maior risco e precisam de monitoramento cuidadoso (3).

Como posso proteger meu filho da infecção por COVID-19?

  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Fique em casa quando estiver doente, exceto para obter assistência médica em casos moderados a graves
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar, ir ao banheiro e antes de comer ou preparar a comida.
  • Se água e sabão não estiverem disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%. Sempre lave as mãos com água e sabão se as mãos estiverem visivelmente sujas.
  • Limpe e desinfete as superfícies e os objetos tocados com frequência. Lave itens, incluindo brinquedos de pelúcia laváveis, conforme apropriado e de acordo com as instruções do fabricante (5).

 

As crianças devem usar máscaras?
O CDC recomenda que todas as crianças com mais de 2 anos de idade usem máscara facial de pano que cubra o nariz e a boca quando estiverem fora de suas casas. Bebês ou crianças com menos de 2 anos de idade não devem usar máscaras pelo risco de asfixia. Além desses, qualquer pessoa que tenha dificuldade em respirar ou esteja inconsciente, incapacitada ou incapaz de remover a máscara do rosto sem assistência não deve usar máscaras ou coberturas faciais (5).

Bibliografia:
1. Wu Z, McGoogan JM. Characteristics of and importante lessons from the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in China: summary of a report of 72314 cases from the Chinese Center for Disease Control and Prevention. JAMA 2020, Feb 24.doi: 10.1001/jama.2020.2648. Online ahead of print.

2. Bann, D. V., Patel, V. A., Saadi, R. Et al. Best Practice Recommendations for Pediatric Otolaryngology during the COVID 19 Pandemic. Otolaryngol Head Neck Surg 2020, Apr 28: 1-12.

3. Cruz AT, Zeichner SL. COVID-19 in Children: Initial Characterization of the Pediatric Disease. Pediatrics. 2020 Mar 16. pii: e20200834.

4. Zimmermann P, Curtis N. COVID-19 in Children, Pregnancy and Neonates: A Review of Epidemiologic and ClinicalFeatures. Pediatr Infect Dis J. 2020 Jun;39(6):469-477.

5. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html#COVID-19-and-Children

 

FONTE: https://www.abope.org.br/o-covid-19-nas-criancas-o-que-precisamos-saber/

Deixe um comentário