Lote com quase 9 mil doses de CoronaVac para vacinação de crianças chega ao RN

Imunizantes, destinados a vacinar crianças de 3 e 4 anos, estavam em falta no estado desde novembro de 2022 e previsão é receber mais 100 mil doses nos próximos dias.
Um lote com 8.980 doses de CoronaVac chegou nesta terça-feira (17) ao Rio Grande do Norte após ser distribuído pelo Ministério da Saúde. As doses serão dedicadas à vaconação do público infantil, entre 3 até 5 anos de idade.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a distribuição das doses para os municípios vai começar na manhã desta quarta (18).
Todos os municípios do estado devem receber as doses em quantidade proporcional ao número de crianças existentes em cada cidade.
Segundo a Sesap, as doses são destinadas para completar o esquema vacinal de crianças de 3 e 4 anos de idade e também iniciar a vacinação de crianças nessa faixa etária que ainda não tomaram a 1ª dose.
O esquema de vacinação da CoronaVac é composto por duas doses com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda.
A CoronaVac estava em falta no Rio Grande do Norte desde novembro do ano passado. As crianças de 5 a 11 anos são vacinadas com a Pfizer pediátrica.
A Sesap informou que, com o novo lote, tem tem estoque de todos os tipos imunizantes contra a Covid, mas que aguarda receber nos próximos dias cerca de 100 mil doses de CoronaVac do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação do público infantil.
“Até a proxima semana, nós devemos estar recebendo 100 mil doses pra conseguir a completude dos esquemas e iniciar aqueles que por ventura não tenham iniciado. E o reforço fica pros responsáveis por essas crianças sobre a importância do processo de vacinação infantil aqui no estado”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kelly Lima.
“Infelizmente no Brasil ainda tem pouca adesão, mas faz-se necessário pensar no risco que essas crianças estão correndo sem essa vacinação, em especial nesse período de retorno das aulas”.
“Infelizmente no Brasil ainda tem pouca adesão, mas faz-se necessário pensar no risco que essas crianças estão correndo sem essa vacinação, em especial nesse período de retorno das aulas”.
O Ministério da Saúde começou a distribuir nesta semana cerca de 740 mil doses de CoronaVac para os estados do país.
fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2023/01/17/lote-com-quase-9-mil-doses-de-coronavac-para-vacinacao-de-criancas-chega-ao-rn.ghtml