Quanto açúcar posso ingerir no dia? Excesso pode causar diabetes

Quanto açúcar posso ingerir no dia? Excesso pode causar diabetes

Nutricionista alerta para o açúcar presente em alimentos prontos.

Doces: consumo deve ter moderação. — Foto: wirestock/Freepik
Doces: consumo deve ter moderação. — Foto: wirestock/Freepik

açúcar está naquele doce, depois do almoço.

No cafezinho de todo dia. Está no sorvete e nos achocolatados, mas nem sempre por escolha própria. O açúcar que não vemos pode representar um risco à saúde.

Orientações da nutricionista Raquel Botelho, da Unb:

  • 🥄 Dose máxima de açúcar: cinco colheres de sopa rasas por dia;
  • ⚡ Parece muito, mas não é: pense em todos os alimentos que você consome com frequência, como sucos industrializados, biscoitos, bolos e refrigerantes, que contêm açúcar na receita;
  • 🩸 Em excesso, o açúcar pode levar ao diabetes;
  • 💡 Dica: para reduzir o consumo, diminua aos poucos a quantidade do açúcar usado para adoçar os alimentos e bebidas. E fique atento à quantidade de açúcar nos alimentos industrializados.

Desde outubro do ano passado estão valendo novas regras para os rótulos dos alimentos. Eles devem informar se o produto contém altas doses de açúcar, sódio e gordura saturada.

As marcas têm um prazo de três anos para fazer as mudanças, mas já é possível encontrar embalagens com as novas informações.

O que é diabetes

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina.

A insulina é um hormônio que regula a glicose no sangue e fornece energia para o organismo.

Se não for controlada, a doença pode provocar complicações no coração, nos olhos, nos rins e nas artérias e, nos casos mais graves, levar à morte.

Como prevenir: com hábitos de vida saudáveis, que incluem cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas. Outra dica é evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Fonte: G1.

Deixe um comentário