Especialistas indicam cuidados com a saúde durante onda de calor; Inmet publica aviso

Especialistas indicam cuidados com a saúde durante onda de calor; Inmet publica aviso
A prática de exercícios físicos alinhada a uma alimentação balanceada e hidratação adequada é essencial para amenizar os riscos de saúde durante ondas de calor. Na última terça-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de onda de calor para 42 municípios potiguares.
Além do Rio Grande do Norte, municípios de outros sete estados nordestinos também são listados. — Foto: Freepik
Além do Rio Grande do Norte, municípios de outros sete estados nordestinos também são listados. — Foto: Freepik
De acordo com Gabriel José, educador físico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mesmo com a prática de exercícios físicos sendo de fundamental importância para o quadro de saúde no geral, é necessário atenção na hora de praticar atividades, principalmente ao ar livre. O uso de roupas grossas e cores que retenham calor deve ser dispensado.
 
“Usar protetor solar e evitar horários em que o sol esteja mais forte, como por volta do meio-dia, é importante devido às chances de insolação. Caso tenha tontura, câimbra ou sintomas relacionados, é importante cessar a atividade de imediato”, indicou Gabriel José.
 
Beatriz Mendonça, nutricionista pela UFRN, afirma que se manter hidratado é indispensável e dá alternativas de como tornar essa ingestão mais fácil. “Ande sempre com sua garrafinha de água para auxiliar nessa hidratação e, caso prefira, pode acrescentar frutas como limão, laranja, morango e fazer uma deliciosa água saborizada”, orientou a profissional.
 
Além disso, a nutricionista indica o consumo de frutas ricas em Vitamina C que auxiliam na imunidade, como abacaxi, acerola, coco, laranja, limão, maracujá, melancia e melão. “Ter uma alimentação mais leve e rica em verduras frescas, como cenoura, couve, rabanete, alface ou repolho, que são super nutritivos, também é muito importante”, reiterou Beatriz Mendonça.
 
O alerta de onda de calor é de legenda amarela, que representa Perigo Potencial, o menor grau de severidade dos avisos do Inmet, com leve risco à saúde.
 
Os municípios citados pelo Inmet compõem o Oeste Potiguar, como Apodi, Pau dos Ferros, Umarizal, Portalegre, Martins, Felipe Guerra e Alexandria. Confira a lista completa das 42 cidades aqui. É estimada uma temperatura de 5º C acima da média durante o período.
 
Fonte: Tribuna do Norte.

Deixe um comentário