25/09 – Dia Internacional do Farmacêutico

25/09 – Dia Internacional do Farmacêutico

Já pensou no planeta Terra sem água?
Já pensou no mundo sem farmacêutico?

Impossível imaginar o mundo sem aquele que cria os medicamentos que mantem a saúde e cura as doenças; que confirma – ou não – o diagnóstico de patologias pelas lentes dos microscópios, nos laboratórios de análises clínicas; que presta assistência, nas farmácias.

O farmacêutico é um dos profissionais de saúde mais confiáveis, acessíveis e requisitados, em todo o mundo. Milhões de pessoas, diariamente, vão às farmácias em busca do medicamento e da orientação prestada por farmacêuticos.

Os seus serviços são gratuitos, ágeis. E ninguém precisa agendar um aconselhamento farmacêutico. 

Com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas idosas estão tomando cada vez mais medicamentos que podem interagir entre si, causando problemas de saúde. Mas a população conta com o seu aliado: o farmacêutico. Ele dá segurança ao paciente, orientando-o para que não seja mais uma vítima dos efeitos colaterais, das reações adversas e das interações medicamentosas.

O farmacêutico, profissional formado em Farmácia, na Universidade, atua em 74 atividades, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia. A expansão profissional dá à Farmácia, que é um dos ofícios mais antigos da humanidade, o sentido de Profissão do futuro.

O papel social do farmacêutico, no mundo, é grande e insubstituível. Profissional de vastos conhecimentos científicos, de múltiplas habilidades técnicas e de profundo humanismo, os seus serviços geram qualidade de vida, promovem o uso racional dos medicamentos, diminuem as hospitalizações evitáveis e reduzem custos.

Quando for tomar um medicamento, na dúvida, procure um farmacêutico. Na certeza, procure-o, também. O farmacêutico terá, sempre, algo a lhe dizer. Mesmo que seja apenas a palavra amiga que igualmente cura.

Na dúvida ou na certeza, ouça-o. Ou apenas lhe dê um abraço.

25 de Setembro é o Dia Internacional do Farmacêutico.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.

*Imagem em destaque: zinkevych/Freepik

Deixe um comentário