Medley retira do mercado lotes remédio Ranitidina por contaminação com substância cancerígena

Medley retira do mercado lotes remédio Ranitidina por contaminação com substância cancerígena
Substâncias cancerígenas foram encontradas em alguns lotes. Foto: Reprodução Internet

A Medley, unidade de negócios de genéricos da Sanofi, anunciou o recolhimento de 50 lotes do Ranitidina, um medicamento utilizado no tratamento de úlceras. O recall, como afirmou a empresa, está sendo realizado por causa de uma contaminação com uma substância cancerígena.

Recall de remédio para úlcera

“O recolhimento é realizado devido à possível contaminação com uma impureza de nitrosanima chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA). A NDMA identificada é classificada como possível substância causadora de câncer em humanos”, diz o comunicado. O recall é voluntário e tem caráter preventivo.

A Anvisa afirmou que tal contaminação é “inaceitável”: “As nitrosaminas são encontradas em alguns alimentos e suprimentos de água potável, mas as que são formadas em processos de síntese de ingredientes ativos usados na fabricação de fármacos são consideradas como impurezas. Por isso, sua presença em medicamentos é considerada inaceitável”.

Fonte: Vix.com

2 comentários sobre “Medley retira do mercado lotes remédio Ranitidina por contaminação com substância cancerígena

  1. Gostaria de saber em quais medicamentos contém está substância, pois tomo pantoprazol e domperidona, esses tem este cloridrato de ranitidina?

    1. Olá Jacqueline! Por favor pergunte ao seu médico e ao farmacêutico de sua confiança. No entanto, vamos levar sua demanda à diretoria do site para, quem sabe, seu pedido se torne uma pauta e, como consequência, uma matéria.

Deixe um comentário