Anvisa autoriza testes no Brasil de vacina chinesa contra o novo coronavírus

Pedido foi feito pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e a autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial; parceria com a Sinovac é encampada pelo governador João Doria (PSDB)O Globo

Produção de vacinas em Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz que fabricará o imunizante contra a Covid-19 Foto: Bernardo Portella / Divulgação
Produção de vacinas em Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz que fabricará o imunizante contra a Covid-19 Foto: Bernardo Portella / Divulgação

BRASÍLIA —  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testes no Brasil para uma nova vacina contra o novo coronavírus, a cargo de uma empresa chinesa, a Sinovac. O pedido foi feito pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e a autorização foi publicada na sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União. O Brasil contabiliza 63.295 mortes e 1.545.458 contaminações em decorrência da Covid-19,  de acordo com boletim divulgado às 8h deste sábado pelo consórcio de veículos de imprensa.

O desenvolvimento de uma vacina pelos chineses é encampado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ex-aliado de Jair Bolsonaro e atual desafeto do presidente. Já o governo Bolsonaro encampou a produção de uma vacina em fase de desenvolvimento pelos ingleses, numa parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

O ensaio clínico da vacina de Oxford já foi autorizado pela Anvisa há mais de um mês. Mesmo sem existir ainda uma conclusão sobre a eficácia da vacina, o Ministério da Saúde anunciou uma parceria para produção de 30,4 milhões de doses em dezembro e em janeiro, e outras 70 milhões de doses nos meses subsequentes.

Como é o desenvolvimento da vacina de Oxford contra a Covid-19 Foto: Editoria de Arte
Como é o desenvolvimento da vacina de Oxford contra a Covid-19 Foto: Editoria de Arte

Os testes da empresa chinesa aprovados pela Anvisa constituem de cepas inativas do novo coronavírus. Nove mil pessoas participarão dos testes, em cinco unidades da federação: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.

Antes, a prova foi feita em animais, com resultados positivos para um nível de segurança aceitável, de acordo com a Anvisa. Também já houve testes anteriores em seres humanos, com duas doses da vacina, o que também gerou resultados favoráveis.

“Desde o reconhecimento de calamidade pública no Brasil em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Anvisa tem adotado estratégias para dar celeridade às análises e às decisões sobre qualquer demanda que tenha como objetivo o enfrentamento da Covid-19”, informou o órgão, em relação à decisão de autorizar os testes da vacina chinesa no Brasil. “Uma dessas estratégias foi a criação de um comitê de avaliação de estudos clínicos, registros e mudanças pós-registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da doença.”

FONTE: O GLOBO

Deixe um comentário