Drive Thru com testes rápidos para covid-19 em Parnamirim na última semana registrou 397 casos positivos entre mais de 1500 testados

FOTO: ASCOM

O Drive Thru de testagem rápida realizado pela Prefeitura de Parnamirim na última semana, entre os dias 15 e 17 de julho, ofertou mais de 1.500 testes para a população, e apresentou o seguinte balanço: 1.127 tiveram resultados negativos e 397 positivos.

Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde, Laboratório Central, Atenção Primária e apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) e Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim), realizou os testes nos Ginásios Esportivo de Passagem de Areia, Liberdade e no Parque Aristófanes Fernandes.

De acordo com a Sesad, foram realizados no último drive thru, entre os dias 15 e 17 de julho, 1.524 testes, onde 1.127 tiveram resultados negativos e 397 positivos. Thulianne Lopes, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, comentou sobre a importância, objetivo e benefícios da ação. “A oferta da testagem para diagnóstico de COVID-19, através do drive thru, nos permite ter dados epidemiológicos mais fidedignos em relação aos casos da doença no nosso município. Uma vez que essa estratégia aumenta a testagem nos bairros envolvidos. A ação evita também aglomeração de pessoas e a ida em unidades hospitalares de quem teve ou está com sintomas leves”.

Apesar da porcentagem de testes positivos nos três dias do último drive thru ter chegado aos 35%, a coordenadora explicou que a vigilância Epidemiológica realiza avaliações semanais em relação aos dados recebidos, e há 3 semanas foi observado uma queda no número de casos positivos. Ainda assim, Thulianne deixou um alerta para a população continuar tomando todas as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde. “Mesmo diante da queda no número de casos positivos nas últimas semanas epidemiológicas, reforço que não podemos relaxar, quanto às medidas preventivas impostas pelas autoridades sanitárias. A prevenção é sempre o melhor remédio. E para aqueles que podem, fiquem em casa”.

Como o resultado dos testes levava em média 20 minutos para ser entregue, as pessoas que testavam positivo para a Covid-19 eram orientadas quanto às medidas de isolamento social. Fundamental neste período de pandemia, o Drive Thru teve alta procura e foi muito elogiado pelos parnamirinenses. “A aceitação da população foi excelente, principalmente em relação ao atendimento e à organização do evento, como também aos esclarecimentos prestados pelos profissionais envolvidos”, disse Thulianne Lopes.

Confira abaixo os número do drive thru realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho.

• Dia 01 – Passagem de Areia: 306 testes negativos e 138 positivos. Porcentagem de confirmados 31%.

• Dia 02 – Liberdade: 327 negativos e 152 positivos. Porcentagem de confirmados 31%.

• Dia 03 – Parque de exposições: 494 negativos e 107 positivos. Porcentagem de confirmados 17%.

• Total de testes realizados: 1524
1127 negativos e 397 de positivos.

Deixe um comentário