Diagnóstico das Alergias

Diretrizes nacionais e internacionais recomendam exames de sangue para IgE específica como um passo para auxiliar no diagnóstico e tratamento de algumas doenças alérgicas.

Os anticorpos IgE aparecem no soro e no plasma humanos como resultado de sensibilização a um alérgeno específico. Embora a apresentação clínica e o histórico do paciente possam oferecer inúmeras possíveis causas dos sintomas, os testes de diagnóstico podem delimitar essas possibilidades e melhorar a confiança em um diagnóstico,1,2 permitindo que você ofereça um tratamento personalizado às necessidades individuais de seu paciente.

Os testes de diagnóstico oferecem diversos benefícios, incluindo:

  • Identificar todas as sensibilizações a alérgenos
    Uma em cada três pessoas são sensíveis a pelo menos um alérgeno,3 e até 80% das pessoas que sofrem de alergia têm polissensibilização.4 Os sintomas podem ter diferentes desencadeadores alérgicos e, portanto, exigem estratégias personalizadas de tratamento.
  • Garantir a medicação adequada
    Uma determinação precisa de uma ou mais sensibilizações a alérgenos o ajudará a prescrever medicamentos adequados, como anti-histamínicos ou medicamentos de emergência.
  • A capacidade de identificar a alergia
    Os resultados de teste negativos podem permitir que você descarte a alergia mediada por IgE definitivamente como causa dos sintomas de um paciente, permitindo um melhor direcionamento do caminho de tratamento, da medicação e do gerenciamento.
  • Identificação dos desencadeadores de alergia relevantes
    Mais de 80% das pessoas que sofrem de alergia têm polissensibilização.4 Identificar os alérgenos relevantes que, juntos, contribuem para os sintomas é um pré-requisito para dar orientações abrangentes sobre a prevenção contra alérgenos e manter o paciente abaixo do limite de sintomas.
  • Acompanhamento de doenças alérgicas no decorrer do tempo
    Os testes recorrentes como uma estratégia de acompanhamento podem ser uma ferramenta valiosa para acompanhar a evolução ou regressão da doença. Além disso, o gerenciamento do paciente pode ser ajustado de acordo para alcançar os melhores resultados possíveis.

O papel dos testes diagnósticos de doenças alérgicas

Se o histórico do paciente sugerir uma alergia mediada por IgE, a quantificação de IgE específico pode ser usado para confirmar uma suspeita de alergia e determinar os alérgenos que causam a alergia, ou para descartar a alergia definitivamente nos pacientes sintomáticos.

Deixe um comentário