SOGORN realiza evento virtual sobre atendimento às vítimas de violência sexual

A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn) promove nesta quinta feira (13), às 19h30, a Webinar “Covid-19: avanços e desafios no atendimento das mulheres vítimas de violência sexual”. A violência sexual é uma triste realidade para milhares de brasileiras e o evento virtual se propõe a discutir – entre os profissionais de saúde – a importância da atenção e do cuidado às mulheres violentadas.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, durante os meses de março a maio deste ano houve um aumento de 80% nos registros de estupro no Rio Grande do Norte, ocupando assim o 2ª lugar no ranking entre os demais estados brasileiros. De 50 vítimas, os números chegaram à marca de 90 mulheres vítimas de violência sexual e ameaças. A comparação é com o mesmo período do ano passado.

O debate, que terá mediação do médico Robinson Dias – professor do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e presidente da Comissão Nacional Especializada de Violência Sexual e Interrupção da Gestação Prevista em Lei – terá como foco de que forma o atendimento médico pode identificar os sinais desse crime e ajudar às vítimas a procurar ajudar.

Também participarão do evento virtual a ginecologista Helena Borges, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) e secretária da comissão, e o Juiz Rosivaldo Toscano, do 3º Juizado da Violência Doméstica de Natal/RN.

A conferência virtual conta com apoio da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e das instituições participantes no debate. Para acessar a webinar, que se realizará pela plataforma Zoom e será transmitida ao vivo pelo canal da Sogorn no Youtube, basta acessar os links a seguir:

YOUTUBE (clique aqui) e ZOOM (clique aqui).

Deixe um comentário